2012 é o Ano do Dragão

Este é o 1º texto de 2012! Como vocês passaram o ano? Aqui festamos bastante…

Este ano, segundo o horóscopo chinês, será o Ano do Dragão e começará em 23 de janeiro de 2012. Para quem tiver curiosidade de ver como é a sua comemoração, a mesma acontecerá nos dias 21 e 22 de janeiro no bairro da Liberdade em São Paulo. Nas festas do ano novo chinês costuma-se ter a tradicional dança do Dragão que afasta o mal e traz a sorte para o ano vindouro.


Veja a Dança do Dragão no ano Novo Chinês

Nessa festa acontece também a dança do Leão que como na dança do Dragão, tem o simbolismo de afastar o mal e trazer sorte e fortuna no ano novo.


Veja a Dança do Leão no Ano Novo Chinês

Diferença entre os dragões do ocidente e do oriente

Em ambas culturas são figuras míticas e são considerados os seres mais mágicos e espirituais já imaginados. Na Europa medieval, os dragões eram considerados maléficos e sempre retratados como bestas ferozes – se você viu o filme Harry Potter e o Cálice de Fogo, você entendeu. Imaginava-se que causavam destruição e terror por onde passavam, mas apesar disso atraíam admiração de diversas pessoas. Eles tem a forma réptil com asas semelhantes ao do morcego. Possuem cauda longa e cospem fogo.

Origami Ancient Dragon - Satoshi Kamiya
Ancient Dragon 1.1 de Satoshi Kamiya

Por outro lado, o dragão oriental é considerado como um ser supremo de extrema sabedoria. Sendo gentis e amáveis, protegem os fracos e por isso são venerados e não temidos como são os dragões ocidentais. São considerados protetores dos rios e mares, principalmente por quem vive próximo deles. Estes dragões tem o formato de uma serpente, mas com patas. Apesar de não possuírem asas, também podem voar.

Origami Eastern Dragon - Satoshi Kamiya
Ryu-Jin 3.5 de Satoshi Kamiya

Vamos dobrar um dragão?

Sabendo que existem diferenças entre um dragão ocidental e oriental, eu creio que para representar 2012 como sendo o Ano do Dragão, temos que dobrar um dragão oriental. Afinal de contas, é através do zodíaco chinês que sabemos quais são os animais de cada ano.

Assim, a minha recomendação recai sobre um modelo que gosto bastante que é o Eastern Dragon do origamista Joseph Wu. Para dobrá-lo, basta baixar o diagrama no link que acabei de deixar.

eastern_dragon_wu.jpg

Para quem gosta de desafios e tiver o livro Origami from Copy Paper A4 volume 2 de Kunihiko Kasahara, veja o diagrama que está na página 74. É mais um modelo de dragão oriental bacana. Se você precisar de ajuda, veja o vídeo para dobrá-lo.


Veja o Vídeo Chinese Dragon – Kunihiko Kasahara

As explicações iniciais do vídeo são para se obter o papel a ser dobrado, mas de uma forma bem simples basta que você tenha uma tira retangular na proporção de 1:11 para dobrar esse modelo. Pule para o instante 4:00 e veja que ela inicia as dobras já com os quadrados marcados. Ou seja, você tem que ter seus 11 quadrados marcados em seu retângulo para acompanhar as instruções que ela lhe passará. Simples assim.

Boas dobras e desdobramentos para 2012.

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
10 Comentários
  1. Luiz Roberto dos Santos
    2 janeiro 2012 | Responder
  2. Arturo
    2 janeiro 2012 | Responder
  3. João Paulo
    2 janeiro 2012 | Responder
    • 2 janeiro 2012 | Responder
  4. Vivian
    2 janeiro 2012 | Responder
  5. 2 janeiro 2012 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar