2012 Top Origamis

2012 já se foi e agora posso mostrar o que foi um sucesso de visitas aqui no blog nesse ano que passou. Alguns destes textos foram publicados no ano passado, mas outros são bem antigos, então vale a pena relembrá-los. Para acessar os textos originais, basta clicar nas fotos dos origamis abaixo.

Flor de Lotus em Origami

Eu creio que depois que eu fiz essa flor como lembrança do nascimento do meu filho, esse texto tenha sido mais acessado, já que possibilitou novas ideias para presentear amigos. Sem falar que a simbologia dessa flor é bem bacana, pois mostra que mesmo em ambientes lodosos, suas flores estão sempre limpas e bonitas.

Origami Flor de Lotus

Rosa Kawasaki

Em todo ano, o texto desta flor é bastante visitado. Não é à toa. A criação do origamista Toshikazu Kawasaki é bem bonita. A procura é grande pois o origamista iniciante não consegue fazer sem ajuda aquela torção no papel que torna o modelo tridimensional.

Origami Rosa Kawasaki

Papel de Origami. Isso Existe?

Como sempre tem gente que quer comprar papel para origami, o texto ajuda a desmistificar um pouco essa aura que o rótulo ‘papel de origami’ induz ao iniciante. Afinal, se é possível dobrar um certo tipo de papel, é possível fazer origami com ele. Só vai depender do tipo de origami que se quer fazer.

Origami Rhombus Waterbomb Tesselation

Como Diagramar Origami?

A tradução do texto de Robert J. Lang sobre a diagramação dos modelos de origami foi uma contribuição que,  eu espero, faça crescer as publicações de diagramas de criações brasileiras pela internet. Só quem já diagramou sabe o trabalho que dá mostrar todos os passos de uma forma clara e coerente. Então, a tradução é também um passo para que haja valorização a quem faz esse tipo de trabalho.

Como Diagramar Origami

Não é Garça, nem Cegonha. Tsuru é Grou.

A ave tsuru ou grou é um dos modelos de origami mais tradicionais, sendo que quase todo origamista sabe dobrá-lo. Talvez seja por isso que este texto seja tão visitado, pois apesar de ser bastante popular no origami, quase sempre é confundido com outras aves. É provável que a confusão tenha sido iniciada através de uma tentativa de identificação desse modelo para alguma ave que seja parecida aqui no ocidente. Mas eu prefiro manter a identificação com o grou – grus japonensis – pela graciosidade ímpar que ele apresenta. Veja o vídeo abaixo e entenda o que eu digo.

Assista o vídeo Japan Red Crowned Cranes Dance

Origami Tsuru Joisel

Finalizando…

Esses foram o TOP 5 Origamis deste blog. Quais foram os seus? Não deixe de comentar…

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
3 Comentários
  1. 9 janeiro 2013 | Responder
  2. Maria Helena Nery
    9 janeiro 2013 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar