5 Melhores Livros de Origami

Toda vez que alguém me pede sugestões de livros de origami, eu fico na dúvida de qual indicar, pois o melhor livro vai depender em qual nível de exigência e de dobras a pessoa está. Isso sem falar no estilo de origamis que a pessoa gosta de dobrar.

Eu mesmo transito em vários estilos. Tem vezes que gosto mais de dobrar o estilo figurativo como animais e flores. Ultimamente andei dobrando várias tesselations com a hydrangea o Shuzo Fujimoto. Mas apesar disso sei que não gosto muito de dobrar Block Folding (Kumitate Origami) onde dobramos centenas de módulos idênticos para fazer uma figura. Então, pode ser que a pessoa também goste de transitar em vários estilos e a escolha do livro também dependerá do momento em que ela está.

Pensando nisso tudo, procurei escolher livros cujo conteúdo pudesse fazer com que os origamistas melhorassem a sua técnica ao mesmo tempo que satisfizessem sua vontade de dobrar o seu estilo preferido.

1 – Teach Yourself Origami

Teach Yourself Origami

Esse livro é indicado para quem quer começar ou mesmo ainda está nos primeiros passos. Ele ensina todas as dobras que você precisa saber e vai além mostrando modelos cada vez mais difíceis conforme você vai dominando os modelos propostos. Autor: John Montroll.

2 – Unit Origami

Unit Origami - Tomoko Fuse

Para os entusiastas do origami modular, esse livro é um dos melhores. É o livro quase definitivo para quem quer explorar esse tipo de origami já que nele temos quase duas dezenas de tipos diferentes de módulos – incluindo o sonobe. Eu gosto muito de um chamado Propeller Units em que podemos fazer um icosaedro com apenas 12 módulos. E o seu tipo de encaixe é totalmente diferente daquele a que estamos acostumados. Autor: Tomoko Fuse.

3 – Origami Tessellations

Origami Tessellations - Eric Gjerde

Creio que esse é o único livro atualmente disponível para quem queira aprender a dobrar mosaicos em papel. É possível aprender diversos tipos de grades em que podemos até criar nossas figuras. A que eu mais gosto é a Star Puff que utiliza uma grade triangular/hexagonal e que é quase impossível de errar. Autor: Eric Gjerde.

4 – Origami Design Secrets

Origami Design Secrets - Robert J. Lang

Esse livro é ambicioso. Nele é proposto um método para se criar figuras em papel. Como o seu autor é um cientista, ele sistematizou algumas técnicas do origami complexo incluindo o box-pleating e o pattern grafting. O conteúdo é para aqueles que realmente querem se aprofundar no estudo do origami. Autor: Robert J. Lang.

5 – Origami Art

Origami Art - Michael G. LaFosse e Richard L. Alexander

Este é um dos poucos livros em que o origami é tratado como uma forma de arte. Por isso foge da tradicional coleção de diagramas, sendo que metade dele se trata de como fazer o seu próprio papel e de como apresentar o origami numa exposição. Autor: Michael G. LaFosse e Richard L. Alexander.

Se você tiver algum livro para sugerir e que siga a minha linha de raciocínio, ou seja, aprender ou melhorar a própria técnica, esteja à vontade para sugerir aqui nos comentários.

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
4 Comentários
  1. 5 setembro 2010 | Responder
  2. Juliana Lemos
    5 setembro 2010 | Responder
  3. jennypher
    5 setembro 2010 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar