Aviões de Papel com Origami 2

Você já sabia que dobrar aviões de papel é origami também, né?

Existem vários modelos de origami de avião e muitos deles são bem bacanas. Entretanto, aqueles que eu considero mais legais são os bem parecidos com os aviões reais e se voar, então… é um bônus.

Infelizmente, esses aviões são mais difíceis de serem dobrados, principalmente se forem destinados às crianças. Mas certamente com a ajuda de um adulto, eles poderão ser um incentivo para a descoberta do aeromodelismo.

Os modelos abaixo necessitam do papel carta, ou seja, no padrão estado-unidense de 8,5×11 polegadas. Portanto, esse retângulo é na proporção 1:1,29. Assim, para obtermos um papel proporcional a partir do A4, basta pegar as medidas 21×27,2 centímetros que é 2% menor.

Lockheed SR71 – BlackBird

Esse avião de reconhecimento estratégico é um dos mais apreciados por quem gosta de aviação. Foi um dos aviões mais rápidos já construídos, chegando à velocidade de Mach 3,2 ou aproximadamente 4.000 km/h. É isso mesmo!  Foi muito usado durante a Guerra-Fria pois podia voar na altitude de 24km possibilitando o reconhecimento em áreas de países inimigos sem a invasão do espaço aéreo. Só foram construídos 32 desses aviões e hoje apenas 3 estão ativos para estudos na NASA.

Lockheed SR71 Blackbird

Dobrando no papel, esse avião voa um pouquinho mais baixo… 😉

O resultado fica no tamanho aproximado de 20cm de comprimento e 11cm de largura nas asas. Esse avião necessita de poucos ajustes e voa muito bem.

Veja o vídeo de como dobrar o SR71 Blackbird

Eu diria que o resultado é bem legal para um modelo de papel.

Lockheed SR17 Blackbird Origami Aviao

Saab JAS-39 – Gripen

Esse avião é de fabricação sueca e seu propósito é versátil. Pode tanto ser um avião de combate quanto de reconhecimento. Possui 2 asas traseiras em formação delta e 2 canards – asas menores na dianteira e é controlado pelo sistema fly-by-wire, ou seja, é um sistema de controle totalmente eletrônico, pois este avião é aerodinamicamente instável.

Saab JAS-39 Gripen

Esse modelo é um pouco mais difícil de ser dobrado. Logo nos primeiros passos das dobras, percebemos que um papel de gramatura um pouco menor que 80g/m² é o ideal. Para tentar evitar essa dificuldade, usei uma folha no tamanho A3 e recortei-o para que ficasse no tamanho 29,7×38,3 centímetros.

Com um tamanho 40% maior que o papel carta, foi muito mais fácil dobrar as asas dianteiras que tem muitas dobras sobrepostas. O que foi chato é ficar calculando as proporções das medidas que o autor vai falando durante as dobras. Descobri depois de dobrar algumas vezes que essas medidas podem ser a olho, respeitando a proporcionalidade, mas sem usar a régua.

Veja o vídeo de como dobrar o Saab JAS-39 – Gripen

O avião também voa muito bem, mas precisa de mais ajustes por ter 4 asas. O ideal é tentar deixar as 4 asas paralelas entre si e perpendiculares ao corpo do avião. Se conseguir fazer isso, o voo será mais longo e reto.

Saab JAS-39 Gripen Origami Aviao

Lockheed F117 – Nighthawk

Esse avião foi o primeiro a usar tecnologia de camuflagem e utilizado principalmente para alvos no solo. Atualmente não está mais na ativa sendo substituído pelo F22 e F35.

Lockheed F117 Nighthawk

Quando vi que existia um vídeo desse avião, fui correndo dobrá-lo. Como vocês poderão notar mais abaixo, as dobras são extremamente simples, mas o resultado é surpreendente.

O tamanho final é de 15cm de comprimento e 17cm de envergadura das asas.

Veja o vídeo de como dobrar o Lockheed F117 – Nighthawk

Infelizmente, esse é apenas um modelo e não voa. Mas vale a pena dobrá-lo mesmo assim. Vejam o resultado abaixo e concordem comigo…

Lockheed F117 Nighthawk Origami Aviao

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
6 Comentários
  1. Kauê Rodrigues
    25 abril 2013 | Responder
    • 25 abril 2013 | Responder
  2. 25 abril 2013 | Responder
  3. Rachel M. Z. Genfell
    25 abril 2013 | Responder
  4. Odair Cupertino
    25 abril 2013 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar