Base Blintz Origami

Atendendo ao comentário de Fábio:

Procurei pela net algum diagrama sobre as “Bases Blintzed” porém naum encontrei quase nada a não ser a história de como surgiu…Vc poderia falar um pouco a respeito, e colocar um diagrama pra gente dar uma olhada??

vou falar um pouco sobre as bases blintz no origami.

Segundo David Lister o termo blintz começou a ser utilizado no origami quando Gershon Legman escreveu uma série de artigos – “The secrets of th Blintz” – na revista “The Origami Companion” por volta de 1973. Entretanto, estas dobras haviam sido apresentadas anteriormente em diversos outros livros, mas com outras denominações em “Paper Toy Making” de Margareth Campbell ~1936, “Paper magic” de Robert Harbin – 1956, “The Art of Origami” de Sam Randlett – 1961.

Já o origamista Robert Lang (p.29 em Classic Bases) tem críticas severas quanto a denominação deste tipo base. Aliás, ele nem considera que muitas das alterações (tais como a blintz, stretching e offseting) possam ser consideradas uma base, mas sim uma sequência de dobras específicas para um determinado modelo.

Para mim, essas denominações tem pouca importância. Prefiro conhecer as bases clássicas e se for necessário dobrar uma que não o seja, procuro algum lugar que ensine como fazer, como estou fazendo aqui para vocês.

Mas, enfim, caso queira aprender algumas destas bases não-clássicas do origami, baixe o diagrama pelo link que acabei de deixar. Ali você terá a oportunidade de dobrar a base do pássaro estirada (stretched bird base), base do peixe blintz (blintz fish base), base do pássaro blintz (blintz bird base) e a base do sapo blintz (blintz frog base).

Este último possui um vídeo no YouTube:

Vídeo da base do sapo blintz em origami.

Clique em +1 para fazer o Download do Diagrama das Bases do Origami !

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
Um Comentário
  1. Vitor JapeX
    4 setembro 2007 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar