Carimbo Pessoal no Estilo Japonês

Depois que eu comecei a usar um carimbo em tinta vermelha nos origamis que presenteio, algumas pessoas me perguntaram o que é esse carimbo e o que está escrito nele.

Bem, esse carimbo é uma assinatura que eu uso para que as pessoas possam a identificar quem é que dobrou aquele trabalho. O uso de carimbos pessoais é muito comum na China e no Japão onde eles são usados para diversos fins, inclusive em documentos oficiais e na posse de bens duráveis (imóveis, automóveis, etc…). Eles são utilizados como uma assinatura e através dele é possível identificar a pessoa que o possui, já que todos são diferentes e registrados.

Como aqui no Brasil esse carimbo não tem o valor oficial como no Japão, pensei em fazê-lo nas lojas comuns que fazem carimbos. O resultado é bom, mas inferior aos feitos em madeira com ideogramas – kanjis – estilizados, coisa que creio eu, não deve ser muito barato por aqui.

Criando o Seu Carimbo Pessoal no Estilo Japonês

O método que usei para criar o carimbo foi usar os kanjis do meu nome e sobrenome japoneses – Akio Kawakami – e transformá-los em tensho, ou seja, ideogramas chineses antigos que deram origem aos kanjis atuais.

Kanjis Akio Kawakami Japonês

Veja a figura acima. Como no idioma japonês se lê verticalmente de cima para baixo e da direita para a esquerda, na coluna da direita está escrito KAWAKAMI e na coluna da esquerda está escrito AKIO. Eu só descobri quais eram esses kanjis perguntando para a minha mãe, porque a pronúncia ocidental – romaji – dá poucas indicações de como essas palavras são escritas. Por exemplo, KAMI pode significar PAPEL ou DEUS dependendo do kanji que é usado. No meu sobrenome, KAMI quer dizer ACIMA.

Com esses kanjis identificados foi fácil transformá-los em tensho através deste site em japonês http://www.is-hanko.co.jp/shachi/tensho_check.html (Calma! Não precisa saber ler japonês, não…). Nele, basta inserirmos os kanjis no único campo disponível e clicar no único botão disponível. O resultado é uma figura com os ideogramas em tensho. Simples assim ou quase. Quase porque você tem que se lembrar que o seu navegador tem que ter suporte ao idioma japonês, pois não adianta inserir figuras naquele campo da página.

Akio Kawakami em Caracteres Tensho

O resultado da transformação está logo acima. Aí bastou agrupá-los melhor para mandar fazer o carimbo. Lembre-se que a tinta do mesmo tem que ser vermelha como são os carimbos pessoais de assinatura. Veja abaixo como fica o carimbo num trabalho que fiz em 2010.

Presente Origamigo Secreto 2010

E se o meu sobrenome não é em japonês, como faço?

Nesse caso existem 2 jeitos de se fazer o carimbo.

A mais fácil é transformar o seu nome para os caracteres silábicos japoneses katakana. Por exemplo se o seu sobrenome é SANTOS, a separação silábica fica SA-N-TO-SU, bastando agora substituir pelos caracteres katakana correspondentes. Neste caso, é melhor escolher fazer um carimbo redondo com os caracteres na borda interior do círculo.

O jeito mais difícil, mas a que eu acho que fica melhor, é a busca pelo significado do sobrenome e encontrar o kanji correspondente. Infelizmente, para fazê-lo precisará de alguém que seja fluente em japonês para encontrar esses kanjis, pois o trabalho de tradução não é simples. Mas de posse desses ideogramas, você poderá fazer o mesmo processo que descrevi para fazer o seu carimbo.

Finalizando…

Só para lembrar, os métodos que mostrei aqui não servem para carimbos oficiais no Japão. Caso queira saber mais, visite os links abaixo

Carimbos em Tensho – Hanko

Carimbo Pessoal Japonês para Brasileiros no Japão

NipoCultura – Inkan

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
11 Comentários
  1. 13 fevereiro 2011 | Responder
  2. JG
    13 fevereiro 2011 | Responder
    • 13 fevereiro 2011 | Responder
  3. 13 fevereiro 2011 | Responder
  4. jonatas
    13 fevereiro 2011 | Responder
    • 13 fevereiro 2011 | Responder
  5. jonatas
    13 fevereiro 2011 | Responder
  6. 13 fevereiro 2011 | Responder
  7. Arnaldo V. Carvalho
    13 fevereiro 2011 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar