Carpa em 1 Dólar – Tutorial de Won Park

Desde novembro de 2007 que eu tento dobrar essa carpa, mas o resultado nunca ficou totalmente satisfatório para mim. Cheguei até a comprar recentemente o livro de Won Park – Dollar Origami – que tem o diagrama desse modelo, mas ainda assim, eu não fiquei satisfeito com o resultado.

Foi então que encontrei no Youtube, o tutorial apresentado pelo próprio autor. A parte mais difícil não é fazer as escamas do peixe. Essa parte só é trabalhosa e é fácil de ser dobrada. O que sempre ficava desajeitado para mim eram as nadadeiras. Eu só havia conseguido dobrar essa parte uma vez e depois esqueci como fazer, porque há uma sequência não trivial e mesmo logo após de ter tido sucesso, não conseguia fazer novamente.

O diagrama a que o origamista Won Park faz referência em seu tutorial está no link Origami Dollar Koi Fish. A sequência a que me refiro e que não é trivial é do passo 35 ao 40 que no tutorial está na parte 3 e continuando na parte 4 dos vídeos.

Depois que acompanhei essa parte, ficou tranquilo. O resultado foi este da foto abaixo.

Origami Dollar Koi Fish

Dicas

Uma coisa que eu considero muito bom para treinar é imprimir numa folha A4 a face que está escrito ONE de uma nota de 1 dólar no maior tamanho que for possível. Aí, basta recortar o retângulo a partir das bordas da nota impressa e começar a dobrar. Com isto, podemos errar a vontade até conseguirmos dobrar todo o modelo do início ao fim sem qualquer dúvida. Lembrando que como estamos usando uma cópia impressa, pode ser que as dobras não fiquem exatamente como o vídeo e o diagrama mostram em relação ao desenho da nota. Isto só deverá ficar perfeito na nota original de 1 dólar.

Depois de ter treinado, aí pegamos a nota e a dobramos. Use uma que esteja nova, pois nela as dobras ficarão mais firmes.

No mapa de dobras para obtermos as escamas do peixe, usei a mesma técnica que aprendi com as tesselations. Ao fazer as dobras, as bordas não importam muito, pois podem estar irregulares. O que realmente importa é fazer coincidir o desenho das dobras que vão aparecendo. E ao executar uma dobra, sempre refaço a mesma para o outro lado. Isto facilitará mais tarde quando estiver dobrando os passos do corpo.

Siga o exemplo de Won Park e use pinças para efetuar as dobras quando necessário. Com isto você obterá uma maior precisão, já que o modelo ficará bem pequeno na nota de dólar. Eu que tenho as mãos pequenas, senti dificuldade em dobrar só com os dedos e recorri a pinça também.

Koi Fish – Tutorial

Aqui eu deixarei apenas os vídeos da parte 3 e 4 que tem a parte mais complicada do modelo. Mas caso queiram vê-lo todo, principalmente a parte 1 com as correções ao diagrama, deixarei os links no final para todas as partes.


Veja o vídeo – Origami Dollar Koi Fish – Parte 3


Veja o vídeo – Origami Dollar Koi Fish – Parte 4

Parte 1Parte 2Parte 3Parte 4Parte 5Parte 6Parte 7Parte 8

Sucesso e boas dobras.

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
4 Comentários
  1. 13 março 2012 | Responder
  2. 13 março 2012 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar