Como Diagramar Origami?

Realmente, o Origami é uma arte curiosa. Digo isso porque dentre as artes que eu conheço é uma das poucas que tem uma linguagem própria – o diagrama – para ensinar a fazer uma obra específica. Em comparação, é como se DaVinci tivesse deixado instruções de como pintar a Monalisa ou o Rodin a esculpir O Pensador… entendem?

A arte que mais se parece com o Origami – neste sentido específico de linguagem – é a Música com as suas partituras. E a analogia é bastante válida, pois podemos considerar aquele que dobra um modelo através do diagrama, um intérprete da obra original do criador tal como o músico é. Por isso, creio que a linguagem do diagrama no origami é a coisa mais importante a ser aprendida. Ao dominá-la, seremos capazes de evoluir na técnica e até mesmo chegar ao ponto de criar e mostrar a nossa criação. Sem falar que isso nos dá uma independência tremenda.

Com isto em mente, fiz a tradução do texto de Robert J. Lang sobre as convenções na diagramação. A tradução está na página Como Diagramar Origami e possui várias Notas do Tradutor com os pitacos que dei. Para mim, ela foi bastante instrutiva, já que acabei por aprender alguns símbolos que eu não conhecia.

Símbolo de Ação e Movimento no Origami

Caso vocês tenham alguma dúvida – seja sobre a tradução, seja sobre algum símbolo – basta perguntar usando o formulário de contato. Ao contrário do que possa parecer, é simples entender um diagrama.

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
2 Comentários
  1. 9 março 2012 | Responder
  2. 9 março 2012 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar