Como Encontrar Diagramas de Origami

Já faz mais de 10 anos que coleciono livros de origami. Esses de papel mesmo que para mim, não tem nada que substitua isso. Atualmente, as tentativas de transformá-los no formato eletrônico são todas infrutíferas porque insistem em colocar o DRM nos arquivos. Aí, você que comprou o ebook se ferra quando, num dia, a plataforma é descontinuada. Sem DRM, os ebooks são ok e os compro quando tenho oportunidade.

Nesses 10 anos já tenho mais de 150 livros de origami. E com isso vem um problema: como saber quais modelos estão nos livros? Em realidade, eu não sei, não. E nem me importo muito em saber. Por que?

Porque existe a internet.

A Busca por um Origami

Hoje estava querendo dobrar um barco a vela. Para facilitar as minhas buscas na rede, procurei pela palavra em inglês sailboat. Entretanto, não busquei no oráculo, não, porque apesar de ter resposta para quase tudo, não é a melhor ferramenta neste caso. Isso porque eu quero encontrar um modelo que esteja nalgum dos meus livros.

Para testar, fiz uma busca por origami sailboat no Google e obtive mais de 500mil resultados. Consultando apenas os 10 primeiros, nenhum deles me apresentou o nome do autor e muito menos de qual livro eles eram. Sendo que alguns deles mostravam um modelo tradicional sem citar isso.

Usando a Ferramenta Certa

Quando quero buscar por um modelo, eu procuro no Origami Database. Esse site funciona da mesma forma que um Wiki, ou seja, são os próprios visitantes que alimentam a informação que está contida lá. Atualmente estão cadastrados mais de 44mil modelos que estão em mais de 3mil livros. É um trabalho que vem crescendo a cada dia e que distribui prêmios a quem participa. Leia como ganhar prêmios ajudando o Origami Database.

Ali, eu posso buscar por nome do modelo, autor e título do livro. Fiz a busca por sailboat e o resultado foi de cerca de 180 modelos. Em todos eles estavam indicados o nome do autor e em qual livro e página o modelo aparece.

Aí ficou fácil. Bastou procurar na lista, quais livros eu tinha. Dentre os vários resultados, escolhi o Sailboat do origamista Philip Shen que está no livro Origami from Around the World. Clique aí no link que deixei que você verá o diagrama no Google Books.

Como Encontrar Diagramas de Origami

E se eu não tiver o livro que eu preciso?

Uma forma bem interessante é pesquisar no Google Books e ver se é possível visualizar o diagrama do modelo por lá. Para tanto, basta pesquisar pelo título do livro e se houver visualização do conteúdo, pesquisar pelo nome do modelo.

Caso o origami que procura tiver poucos passos, é possível que o diagrama esteja inteiro se a sua sorte estiver a seu favor.

Eu não Achei. E agora?

Bem, na internet existem centenas e centenas de diagramas disponíveis. Entretanto, são poucos os repositórios que nos dão ferramentas decentes de busca.

Eu uso o Origami.com desde os primórdios e sempre admirei a quantidade de material que consta lá, além de tudo estar facilmente acessível. Tudo organizado em nível de dificuldade e também por nome do autor. Fácil demais.

Concluindo

Espero que essas ferramentas lhes ajudem a dobrar mais, mesmo que os modelos estejam em livros que não temos acesso fisicamente, pois a internet está aí para ajudar. E tudo legalmente.

Boa caçada e muitas dobras.

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
6 Comentários
  1. Luiz Roberto dos Santos
    17 agosto 2011 | Responder
  2. 17 agosto 2011 | Responder
  3. lilia pedro debia
    17 agosto 2011 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar