Como Enfeitar um Presente com Origami

Às vezes, o origami não é o principal presente numa ocasião em que queremos homenagear alguém. Usando a imaginação, podemos fazer caixas, cartões, pequenos arranjos com flor ou seja, qualquer coisa que consiga valorizar ainda mais aquilo que desejamos presentear.

As datas comemorativas próximas são o Dia das Mães, o Dia dos Namorados e o Dia dos Pais em que teremos oportunidade de exercitar a nossa criatividade para estes enfeites. Hoje, a ideia que eu tive foi fazer um quadro que é bastante comum no artesanato japonês, pelo menos no que já vi nos livros de origami.

Como fazer um Quadro no Estilo Japonês?

É tranquilo. Para facilitar o trabalho de vocês, eu fiz um molde que servirá de exemplo. Vejam a imagem abaixo.

Molde para Janela com Origami

Esse molde tem dimensões de 20x12cm e resultará num quadro de 10x12cm como podem perceber pela dobra vale central.

Inicialmente escolhemos a cor do papel que servirá como base. Pode ser em qualquer cor, mas diferente da que será no fundo onde está a letra A. A gramatura do papel também é importante e aconselho a usar papéis acima de 120g/m² para que o resultado seja firme.

Com um boleador ou uma caneta esferográfica sem tinta e régua, fazemos o vinco vertical central onde a dobra vale se encontra. No lado esquerdo, fazemos uma janela com uma borda de 2 centímetros. Isto resultará num retângulo vazado de 6x8cm. É o que mostra o retângulo cinza do lado esquerdo. Faça o recorte com um estilete afiado e régua. Se for usar uma tesoura, primeiro fure o centro do retângulo e depois vá recortando até chegar as bordas. Tome cuidado com o acabamento das esquinas do retângulo vazado.

Agora, no lado direito, cole um papel de uma cor diferente. O importante é que seja visível a diferença entre as cores. Essa folha pode ser maior que as bordas, pois isso simplifica a colagem. Só prestando atenção para não ultrapassar o lado do vinco central. Depois de colado, basta recortar o excesso de papel.

Com isto a base do quadro já está pronta. A partir dela podemos fazer 2 estilos diferentes.

Quadro no Estilo que Abre e Fecha

Este é o estilo mais comum. Na face com a letra A, fixamos uma figura de origami que vai depender do tema que você quer fazer. A escolha dessa figura, eu deixo por sua conta. Use a sua imaginação e as diversas sugestões que eu já dei por aqui…

Origami Quadro Borboleta Flor

Vale lembrar que como a moldura se abre, pode-se “esconder” partes do origami que serão visíveis só quando a pessoa abri-la. Pensando nessa brincadeira, podemos até fazer o retângulo vazado em outras posições, deixando a janela ainda mais divertida.

Origami Flor

Quadro Fixo

Nesta opção, o quadro não se abre e a parte esquerda é fixada na parte direita com a letra A. Aí basta fazer a composição dele com figuras de origami. O importante é que não estamos limitados ao retângulo central, sendo que as figuras podem sobrepô-la. Aliás, é aconselhável que se faça isso, para que a composição fique ainda mais bonita.

quadro_bird_s.jpg

Finalizações

Terminada a composição do quadro, agora temos que fazer o furo que serve para passar uma fita. Ela servirá para fixar o quadro ao presente. Isso é simples de ser feito com um furador comum. Fácil, né?

Para quem quiser ver as fotos dos quadros em tamanho maior, basta clicar nas fotos acima.

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
4 Comentários
  1. Angela
    9 maio 2012 | Responder
  2. gabriela
    9 maio 2012 | Responder
  3. 9 maio 2012 | Responder
  4. 9 maio 2012 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar