Como Fazer um Octógono a Partir de um Quadrado?

Algumas vezes é necessário ter uma forma diferente do quadrado para fazer alguns modelos de origami. Hoje eu lhes direi como fazer um octógono a partir de um quadrado.

O que é um octógono?

Existe uma classe de figuras geométricas na matemática que são chamados de polígonos regulares. Polígono é tão somente uma figura fechada desenhada a partir de algumas linhas retas. Por exemplo, um triângulo é formado por 3 linhas; um retângulo, quadrado, losango por 4; um pentágono por 5… e um octógono por 8 linhas. Quando dizemos que eles são regulares, significa que os ângulos internos desses polígonos e o tamanho dos lados são todos iguais. Assim são o triângulo equilátero, o quadrado, o pentágono regular, …, o octógono regular.

Dobrando a Base Preliminar ou Quadrada

Como no origami é mais comum termos um quadrado em mãos, saber um procedimento para obter outras formas regulares a partir dele acaba sendo mais prático. Para fazermos o nosso octógono regular, precisamos inicialmente dobrar a base preliminar ou quadrada.

Isso é fácil. Vejam só no diagrama abaixo…

Diagrama Origami Base Preliminar ou Quadrada

Existem vários métodos possíveis para dobrar a base preliminar. Escolhi este por ser um dos mais fáceis e rápidos, além do que, é sempre interessante conhecer uma nova forma de dobrar uma base.

Obtendo o Octógono

Agora falta pouco. O que precisamos fazer é definir onde teremos que cortar para que o quadrado resulte num octógono. Para conseguirmos as marcas, basta pegarmos o lado fechado da base quadrada e levarmos o lado direito até o vinco central vertical. Repetimos o mesmo com o lado esquerdo. Com isto teremos 2 vincos na parte aberta. Essas serão as marcas necessárias para fazermos o recorte. Vejam a linha vermelha na figura abaixo…

Octogono com Origami

Agora o que faremos é fazer um corte nessa linha. Não use uma tesoura. Eu prefiro usar um estilete e régua neste momento para ter precisão no corte, afinal são várias camadas de papel para serem cortadas.

Depois de cortar, tada… basta desfazer as dobras que temos o octógono desejado. Fácil, né?

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
4 Comentários
  1. Pedro
    13 novembro 2011 | Responder
  2. 13 novembro 2011 | Responder
  3. 13 novembro 2011 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar