Crease Pattern? O que pode ser isto?

É simples: é o padrão das dobras que ficam no papel após o origami ter ficado pronto. Mas apesar da explicação ser fácil, fazer um origami utilizando apenas o Crease Pattern – CP – não é para qualquer um que não seja experiente no origami.

Uma boa ajuda é ter um CP que pelo menos indique quais são as dobras vale e montanha. Sim! Porque existem autores que não fazem isso, não.

Tendo o mapa de dobras, basta ficar tentando colocar aquelas dobras todas nalgum sentido de modo a tornar aquilo em um origami e não num papel amassado qualquer. Difícil? Mais difícil do que a descrição pode parecer…

Depois que se conseguiu colapsar a base – e se não foi você que entrou em colapso – ainda falta muito até terminar de dobrar o modelo. Agora temos que ficar olhando fotos de como é o modelo final, tentando extrair alguma informação que o CP não traz. É a finalização com modelagem. Só para exemplificar com um origami conhecido, se você fosse dobrar o tsuru com um CP, o que você teria ao colapsar seria a base do pássaro. A partir daí, você teria que deduzir o que fazer olhando para as fotos de um tsuru já dobrado.

Com estas dificuldades todas, se alguém algum dia disser que dobrou um origami a partir do CP sem nunca ter visto o modelo pronto, é porque está mentindo – com raras exceções como as tesselations.

Para se ter uma idéia, tente fazer o Cavalo Marinho do origamista Hideo Komatsu que está abaixo.


Origami Sea Horse de Hideo Komatsu
Veja o CP original no site do origamista Hideo Komatsu

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
5 Comentários
  1. Gloria
    22 novembro 2006 | Responder
  2. edu
    22 novembro 2006 | Responder
  3. 22 novembro 2006 | Responder
  4. 22 novembro 2006 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar