Desafio Origami 2012 – Dicas Úteis

Quando começamos a dobrar origami, não temos muita noção de qual tipo de papel usar para alguns modelos, quais são as técnicas que existem, quem são os autores de origami e assim por diante.

O que mais importa no início é sair dobrando qualquer coisa que nos apareça pela frente. E hoje em dia, a grande tentação é ir ao youtube e dobrar os modelos que existem por lá. Mas não é tudo o que se pode aprender.

Depois de um tempo, quando começamos a tomar gosto por algum estilo de origami específico – modular, 3d, figurativo, tesselation, etc – começamos a dobrar mais através de diagramas. Afinal, aquele modelo que você procura, pode não ter um tutorial em vídeo, aliás, quase nunca tem. E ao praticarmos mais um estilo, começamos a tomar gosto por alguma técnica como o wet-folding/plegado úmido, crumpling/froissage, tingimento, etc… Em cada uma delas esconde alguma dica que você vai descobrindo conforme vai praticando.

Ao percorrermos esse caminho, vamos coletando diversas informações, dicas e tudo aquilo que nos é útil e que torna a vida do dobrador mais simples. Este blog aqui é – além de outras coisas – um repositório dessas informações que vou coletando e distribuindo para vocês. Sem falar que esta é uma boa forma de manter tudo anotado para ser lembrado posteriormente.

Origami de Caixa Pentagonal com Papel Muresco

A tarefa de hoje é mostrar essas dicas que você usa em suas dobras. O importante aqui é que você nos dê dicas específicas. Nada de falar coisas genéricas como por exemplo papel ‘mole’ é ruim de dobrar ou vincar é importante para ter dobra firme.

Nos exemplos acima, para ser específico, explique o que é papel ‘mole’ e porque é ruim de dobrar. E se vincar a dobra é importante, explique como fazer isso e porque é importante.

Itens a cumprir

– Escolha 2 dicas que você usa com frequência em suas dobras.

– EXPLIQUE cada uma das dicas separadamente, sendo específico. É importante que qualquer pessoa seja capaz de usufruir das informações que você está passando.

– Ilustre com fotos caso seja necessário.

– No final do texto coloque o link
Este texto faz parte do Desafio Origami 2012 – Dicas Úteis

Veja as Outras Tarefas

O Início

Compartilhar

Por Que Eu Blogo Sobre Origami?

Meu Estilo Preferido

Origami Final

Se você ainda não está participando, ainda dá tempo. Leia as regras no texto Desafio Origami 2012 – Vamos Participar? e se inscreva.

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
5 Comentários
  1. Gabriel
    13 dezembro 2012 | Responder
  2. 13 dezembro 2012 | Responder
  3. Odete
    13 dezembro 2012 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar