Vamos Dobrar com Papel Kraft?

Para hoje eu tenho uma proposta bacana: dobrar com papel kraft.

Esse papel é bastante comum, ainda mais agora que a sacola de plástico anda banida do comércio em geral. Você já deve ter visto bastante por aí. Lembra dos sacos pardos usados pelas padarias? Então, esse é um papel kraft do tipo monolúcido. É chamado assim, porque uma das faces desse papel é fosca e a outra é brilhante. Ele existe em várias gramaturas, sendo que as maiores são utilizadas em embalagens, sacolas ou até mesmo como jogo americano descartável em diversas redes de padarias e cafés.

Papel Kraft Monolúcido

Esse papel também pode ser comprado em papelarias com o nome de papel pardo, devido à cor marrom que lhe é característico. Entretanto, você deve se precaver de comprar errado. Nunca compre papel que seja reciclado, pois ele é muito ruim para dobrar por não possuir boa memória nas dobras. A principal característica do papel kraft monolúcido é possuir aquele brilho em um dos lados e na gramatura de 80g/m² é um bom papel para dobrar origami.

A sua grande vantagem é que é bastante simples de encontrar tamanhos grandes. Aqui em Belo Horizonte conseguimos encontrar esse papel vendido em bobinas ou também na forma de 1,40 metro de largura e comprimento no tamanho que quisermos.

papel kraft

Modelos Dobrados

Como é possível encontrar tamanhos grandes desse papel, os modelos mais complexos são ideais para serem dobrados com ele. Entretanto, modelos que tenham muitas camadas sobrepostas não são aconselháveis. O problema é que esse papel absorve muita umidade e conforme o tempo passa, ele vai desfazendo suas dobras.

De qualquer forma, essa característica de absorver umidade pode ser usado a seu favor. Se um modelo de origami pede papel com as faces de cada cor, podemos tingir um dos lados com tinta acrílica diluída em água na proporção 1:1. Pincelando com tinta em um dos lados e esperando secar um pouco, podemos aproveitar a umidade do papel para usar a técnica do wet-folding, ou seja, dobrar com papel úmido. Eu fiz isso no modelo Pardal do origamista Román Diaz. Veja na foto abaixo como ficou.

Dobrando Origami com Papel Kraft - Pardal Roman Diaz

Um outro modelo bem legal é o Fiery Dragon de Kade Chan. Esse modelo é razoavelmente complexo e dobrado em papel grande fica mais bacana. Ele possui dobras sobrepostas na região entre as asas, mas mesmo assim, o papel kraft conseguiu se portar muito bem sem rasgar. Veja como ficou esse origami finalizado na foto abaixo.

Dobrando Origami com Papel Kraft - Fiery Dragon Kade Chan

Se você gostou dessa dica, da próxima vez que olhar para um papel marrom, não desdenhe. Experimente dobrá-lo e me diga nos comentários como foi a sua experiência com ele. Garanto que você vai se surpreender.

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
3 Comentários
  1. joão
    30 maio 2013 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar