Diagramas de Máscaras de Origami para o Carnaval

Eu já escrevi por aqui sobre algumas máscaras que podem ser dobradas para o feriado de Carnaval.

Desta vez, como não poderia ser diferente, tenho mais outras sugestões para dobrar, entretanto, o modo como irei indicar os diagramas é um pouco diferente.

Como vocês já sabem, podemos ver inúmeros livros de Origami lá no Google Books. Desse modo, o que eu fiz foi procurar por livros que tivessem diagramas completos de máscaras e tive uma grata surpresa. Consegui encontrar diversos livros que possuem esses modelos disponíveis para serem lidos livremente.

A minha lista, como não poderia deixar de ser, vai em ordem crescente de dificuldade, e há para todos os gostos e desafios. Para abrir o diagrama, basta clicar no nome do modelo que você será direcionado exatamente para a página do livro onde ele se encontra. Simples assim. E sem nenhum problema de copyright.

1) Máscara de RaposaFox Mask do livro Sort of Difficult Origami do autor Chris Alexander. Esse modelo é tradicional e resulta numa máscara que podemos manipular com a mão fazendo-o abrir e fechar a boca. Tenha cuidado ao fazer o passo 14, pois o papel pode rasgar. Para a máscara caber na mão, use um quadrado de pelo menos 30cm de lado. Nível fácil.

Origami Fox Mask

2) MáscaraMask do livro Super Easy Origami do autor Duy Nguyen. Olhando para esse modelo, dá para perceber que o estilo – que eu gosto muito – é bem parecido com o difundido pelo origamista Kunihiko Kasahara. Para dobrá-lo é preciso um quadrado de pelo menos 30cm de lado e papel de baixa gramatura, de preferência menor que 70g/m². Apesar do título do livro, esse origami já é de um nível intermediário.

Origami Mask

3) Máscara de Homem ComumEveryman Mask do autor Adolfo Cerceda e que está no livro Secrets of Origami: The Japanese Art of Paper Folding. O diagrama é aparentemente simples e com poucos passos, mas é necessário um pouco de experiência para finalizar o modelo de forma convincente. A dificuldade principal está em coincidir as partes inferior e superior do lábio cuja dobra no passo 5 resulta no desenho do passo 6. A dica é fazer primeiramente a parte inferior do lábio até o passo 4. Depois fazer a parte superior usando como referência o inferior, assim sabemos exatamente onde as dobras deverão ficar. Dá para fazer com um quadrado de 15cm de lado, mas um de 21cm pode facilitar a finalização. Nível intermediário.

Origami Everyman Mask

4) MáscaraMask do livro Brilliant Origami do autor David Brill. Esse é o modelo mais difícil dessa lista porque é necessário usar a técnica da dobra úmida – wet folding – para dar forma ao rosto. Se você gosta do estilo das máscaras do Eric Joisel, este origami é uma boa alternativa para iniciar a dobrar nessa técnica. Nível avançado.

Origami Mask

Gostaram das dicas?

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
3 Comentários
  1. Tércio Tavares
    17 fevereiro 2011 | Responder
    • 17 fevereiro 2011 | Responder
  2. 17 fevereiro 2011 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar