Ensinando Origami

Mesmo de uma forma casual, ensinar origami pode ser difícil. Mas a tarefa pode ser simplificada se seguirmos algumas dicas.

Ao contrário do que possa parecer, instruir alguém no origami NÃO é ensinar a dobrar determinado modelo, mas SIM dar instrumentos para que o aprendiz consiga dobrar um diagrama por si só.

Primeiramente, selecione um modelo adequado ao nível de seu aprendiz. A escolha deve-se basear na experiência que ele já tem, ou seja, quais tipos de dobras ele já consegue fazer. Procure um modelo em que haja uma dobra ou manobra que ele não saiba. Esta avaliação é importante, caso contrário, despertará o desinteresse, se o modelo for fácil demais ou a frustração, se for difícil demais.

Familiarizar-se com o vocabulário do origami também é importante. E utilizá-lo durante o ensino é mais importante ainda. Como muitos dos livros de origami são escritos em inglês, prefiro utilizar os termos neste idioma. Com exceção apenas às dobras montanha e vale. Um exemplo: você saberia fazer uma dobra friso? E um crimp fold?… E qual seria o objetivo disto? Como eu disse, devo dar instrumentos para o aprendiz. Mesmo que ele não saiba o idioma, lembrará como dobrar um crimp fold, se o diagrama assim o indicar em determinado passo. Entretanto, se tivesse ensinado como dobra friso, será que ele o faria?

Utlizar diagramas é sempre um bônus. E ensinar a lê-los é obrigatório. Sendo assim, tente utilizar diagramas que não hajam textos explicativos. O próprio aluno deve ser capaz de conseguir entender o que se pede apenas interpretando o desenho. Isto é muito importante, pois há muitos diagramas em kanji – ideogramas japoneses ou em cirílico – alfabeto russo, e nem sempre temos a quem recorrer para traduzi-los.

Enfim, ensinando estes instrumentos, toda pessoa será capaz de evoluir no origami e poderá dar seus próprios passos sozinho.


Technorati : Dicas, Ensino, Origami

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
4 Comentários
  1. silvio
    26 julho 2007 | Responder
  2. 26 julho 2007 | Responder
  3. milson
    26 julho 2007 | Responder
  4. lucas
    26 julho 2007 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar