Estrelas de Origami

Como o Natal está chegando, algumas pessoas tem perguntado sobre alguns modelos de estrelas de origami. Eu, particularmente gosto muito da estrela dimensional que já escrevi por aqui há alguns anos, mas percebi que ela é uma das poucas que vi.

Para compensar este fato, hoje vou sugerir algumas estrelas que podem servir de ornamento na sua árvore de natal.

Estrela da Sorte

Esta estrela é feita através de uma técnica chamada knotology. Essa técnica foi criada pelo origamista Heinz Strobl e utiliza várias fitas que vão se entrelaçando para formar figuras. Caso tenha curiosidade, veja a foto com alguns modelos no flickr.

Aqui no caso desta estrela, utilizaremos uma fita longa que ao atarmos o nó – daí o nome da técnica – fazemos surgir um pentágono. O tamanho da estrela depende principalmente da largura da fita e quanto mais larga, mais longa a fita terá que ser para que a estrela fique mais “redonda”. Ao mesmo tempo que mais comprida, menor deve ser a gramatura do papel, caso contrário, depois de enrolarmos o pentágono várias vezes, fica-se quase impossível dar o formato tridimensional se o papel for grosso.

Veja o vídeo “Como hacer estrellitas de papel”

Para colocarmos esta estrela como ornamento, podemos usar um papel vermelho laminado podendo usá-la como substituição das tradicionais bolas que ficam penduradas nos galhos. Isto fica especialmente melhor se fizermos para uma árvore de tamanho mediano, pois assim as estrelas não precisarão ser muito grandes. Para pendurar, pode-se usar uma linha dourada e fixá-la no início da confecção do nó que gerará o pentágono inicial dessa estrela.

Estrela de Davi

A estrela de Davi normalmente tem pouco a ver com o Natal. Mas uma estrela de 6 pontas pode ser usada como ornamento na árvore ao usarmos um papel dourado ou prateado. O interessante desta estrela é que apesar dela ter 6 pontas, iniciamos as dobras com um quadrado, ao invés de um hexágono como poderiamos pensar.

Aqui não temos dificuldade até o passo final em que devemos desfazer um pouco as dobras de uma das pontas da estrela para que possamos formar a última. Nada que um vídeo não possa ajudar.


Veja o vídeo “How to Make an Origami Star of David”

Veja como ficou a minha estrela na foto abaixo.

Origami Estrela David

Estrela Omega

Ao contrário de sua versão popular que é feita com 6 módulos, esta estrela de autoria do John Montroll é dobrada a partir de um único quadrado. Esta estrela é a mais difícil das 3 que mostro aqui e é necessário ter um pouco de experiência no origami para conseguir dobrá-la. O diagrama dela pode ser baixado no link Omega Star e o mesmo foi diagramado pelo origamista Frantisek Grebenicek.

Caso tenha dificuldade em conseguir terminá-la, aconselho a ver o vídeo abaixo e ir acompanhando a leitura do diagrama simultaneamente. Assim, conseguimos entender o ponto em que se teve dificuldade. Desta forma, aos poucos conseguimos destravar a leitura de diagramas em geral.


Veja o vídeo “Origami Omega Star by John Montroll”

Origami Estrela Omega

Gostaram destes origamis?

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
10 Comentários
  1. Susana Garcia
    30 novembro 2011 | Responder
  2. Pedro
    30 novembro 2011 | Responder
  3. Andressa
    30 novembro 2011 | Responder
  4. Cleide Antonia Correa de Medeiros
    30 novembro 2011 | Responder
  5. Ricardo
    30 novembro 2011 | Responder
  6. Manoel Valente Barbas
    30 novembro 2011 | Responder
    • 30 novembro 2011 | Responder
  7. 30 novembro 2011 | Responder
  8. 30 novembro 2011 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar