Flor de Mandacaru ou Giramundo em Origami

Como vocês devem saber, a Cáu do blog Pano e Papel criou um projeto para dobrarmos as 60 peças do origami modular Giramundo e que após a redistribuição das peças, teríamos esse origami com uma peça de cada participante. O resultado final é que tenhamos um origami que foi dobrado a 120 mãos…

O Giramundo ou Flor de Mandacaru foi visto nesta página e logo a comunidade de origamistas se organizou para descobrir como fazê-la em origami. Depois de alguma conversa lá na Arte do Origami do Orkut, descobriu-se que basta dobrarmos 60 módulos A4 rômbicos do Nick Robinson para obtermos essa figura. No projeto estamos dobrando no tamanho A6, mas pode se utilizar o mesmo diagrama para qualquer outro retângulo An. Para quem gosta de peças pequenas, aconselho A7 ou menor, pois com o A6 o Giramundo fica com aproximandamente 26 centímetros de diâmetro.

Eu já dobrei os meus 60 módulos para o projeto, e como gosto de ir dobrando e montando o origami modular, o resultado é este da foto:

Flor de Mandacaru ou Giramundo

É claro que a montagem foi só por curiosidade, pois irei enviar os módulos desmontados a Manaus para que a distribuição seja feita. Mas não resisti em vê-la montada antecipadamente… O que me animou bastante é que esse origami NÃO precisa de cola para fixar os módulos entre si. E isto acaba sendo um incentivo maior para dobrá-lo mais vezes.

Caso você queira montá-lo também, segue um vídeo que irá ajudar bastante na sequência da montagem das peças.

Technorati : , ,

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
Um Comentário
  1. 5 março 2009 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *