Mais Papel Amassado com Origami

Ao contrário do que possa parecer, a técnica do papel amassado é mais simples no que se refere a diagramas. Entretanto ela é bem mais difícil para se obter origamis com formas interessantes.

Neste vídeo, o mestre Vincent Floderer nos ensina a fazer um cogumelo. Quase não chega a ser um origami, sendo mais parecido com uma escultura em papel dada a modelagem que é feita com o papel encharcado. Mas se nos lembrarmos que a técnica do wet-folding também molha o papel, então não há o que criticar.

Os origamistas puristas devem achar esta técnica o fim-da-picada, mas independente do que achem, tudo o que resultou através dela sempre foi classificada como origami pelos mais diversos origamistas. Tanto que o Vincent Floderer é um dos que participaram da exposição Masters of Origami.

A minha dúvida principal é qual papel utilizar. Pelo que vi neste vídeo, o Vincent utiliza um tipo de papel manteiga e o amassa com facilidade, sem muita cerimônia. Mas acho que é mais resultado da prática que da displicência…

Este outro vídeo, temos o origamista Aldo Tolino criando algo como um ouriço-do-mar que ele aprendeu com o origamista Paul Jackson, criador do crumpling folding.

Com estes vídeos já pudemos ter uma idéia de como fazer um origami através do crumpling. Se eu conseguir fazer alguma coisa que resulte ser notável, colocarei uma foto no meu álbum para vocês verem.

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
2 Comentários
  1. Cibel
    24 julho 2007 | Responder
  2. Vicor
    24 julho 2007 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar