Meu Origami no Concurso Um Só Coração

Como vocês devem saber, eu participei do concurso Um Só Coração promovido pela Isa no blog Diagramas e Cia. O resultado saiu e as 4 pessoas mais votadas foram premiadas.

Infelizmente eu não fui um dos finalistas, mas como muita gente já me perguntou como fazer a figura que escolhi, venho aqui dar as dicas.

Essa figura em azul é o Medial Rhombic Triacontahedron ou Twistar de autoria da origamista Miyuki Kawamura. Ela é um origami modular de 30 peças e cada uma delas é dobrada a partir de um retângulo de proporções 2,5:1.

Twistar Origami

Para fazê-la, usei retângulos de 10x4cm e resultaram numa figura de aproximadamente 12cm de diâmetro. Os encaixes são firmes e não precisam de cola, mas o tamanho foi o que me surpreendeu. Pensei que resultaria numa figura bem menor. Prevejo que se tentarmos fazer módulos menores, elas serão muito mais difíceis de terem esse encaixe preciso, já que dificultará e muito dobrá-los.

Quanto ao papel, para a dimensão que fiz, é suficiente usar um papel de gramatura 80g/m², pois o modelo finalizado é coeso e manipulável com facilidade sem desmontar.

Agora, chega de papo e vamos dobrar! O vídeo é bem fácil de ser seguido e a montagem é simples para quem já está habituado a modulares de 30 peças já que são aqueles encaixes 5×3 tradicionais. Vejam só:


Como fazer o Twistar Origami

Reparem como os encaixes são feitos lá pelos 4:00. Perceba que para dar firmeza, os papéis sobrepostos no encaixe são dobrados juntos e é isso que dará a forma perfeita do modelo. Além disso, se necessitar, e creio que irá, use uma pinça para facilitar a inserção dos módulos dentro dos outros. Essa é a parte mais difícil, mas feito de forma perfeita será uma recompensa dado o resultado final.

Technorati : ,
Del.icio.us : ,

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
3 Comentários
  1. 1 julho 2010 | Responder
  2. 1 julho 2010 | Responder
  3. Ambrosina
    1 julho 2010 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar