Origami em Ação com Caleidociclos

Quando escrevi sobre origamis que são brinquedos, a Maria deixou um comentário me perguntando se eu tinha algum caleidociclo para ela ensinar aos seus alunos.

Eu achei a ideia tão boa que pensei “Isto merece um post!” 😀

O que é um caleidociclo?

A palavra caleidociclo vem do grego kálos que quer dizer bonito, eîdos que significa forma e kyklos que é anel. Ou seja, uma definição simples é que caleidociclo é algo bonito em forma de anel. Fácil, né?

Para quem gosta de formas geométricas, esses objetos podem ser compostos de uma série de sólidos unidos entre si, inclusive existe um livro com as figuras do M.C. Escher que vem com figuras destacáveis para você montar diversos deles.

Caleidociclos de M.C. Escher

Montando Caleidociclos com Origami

Como não poderia ser diferente, com o origami podemos montar alguns tipos de caleidociclos. Creio que aqui no Brasil, o caleidociclo de origami mais conhecido seja o Fireworks do origamista Yoichi “Yami” Yamauchi. Para aprender a dobrá-lo, indico o vídeo abaixo:


Veja o vídeo Origami Fireworks – Yami Yamauchi

Eu gosto muito desse origami, pois é razoavelmente simples de fazer, ensinar e são só 12 peças. A parte mais difícil, como em quase todo origami modular, é encaixar a última peça. É preciso um pouco de paciência e persistência. Para uma primeira tentativa, o ideal é dobrar com um quadrado de no mínimo 15×15 centímetros. Menor que isso, só se você for experiente ou se gostar de sofrer.

Origami Fireworks - Yami Yamauchi

O segundo caleidociclo, é o Kaleidoscopic Twister do origamista Charles “Doc” Santee. Este origami é feito com retângulo 2:1. No vídeo a Sara Adams usa um retângulo de 30×15 centímetros. Essa figura é um pouco mais difícil de ser dobrada por crianças, pois necessitamos fazer um mapa de dobras infindável e só a molecada mais ávida por origami é que ficará atenta por todo o processo. Para vocês terem uma idéia, vejam os vídeos abaixo:


Veja o vídeo Kaleidoscopic Twister – Charles “Doc” Santee – Parte 1 de 2


Veja o vídeo Kaleidoscopic Twister – Charles “Doc” Santee – Parte 2 de 2

Divirtam-se com essas dobras!

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
4 Comentários
  1. Fabricia
    30 março 2011 | Responder
  2. 30 março 2011 | Responder
  3. camila daudt
    30 março 2011 | Responder
  4. 30 março 2011 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar