Google Presta Homenagem ao Mestre Akira Yoshizawa

Como vocês já devem saber, o Google comemora o 101º aniversário do Mestre Origamista Akira Yoshizawa neste 14 de março de 2012. O que poucos sabem é da influência que este origamista tem no origami até os dias atuais.

Para começar, foi ele que consolidou a linguagem do diagrama no origami criando a maioria dos símbolos que conhecemos hoje. Antes dele, quando alguém queria descrever um modelo, sempre fazia ao seu próprio modo. Dá para imaginar a Torre de Babel que era, né? Com Yoshizawa, houve um princípio lógico que foi adotado em todos os seus diagramas, por isso era mais fácil aprendê-lo. Assim, foi amplamente adotado, sendo usado até hoje com poucas modificações. Caso queira saber o que são estes símbolos, veja o texto Como Diagramar Origami.

Homenagem do Google ao Mestre Origamista Akira Yoshizawa

Outro marco importante foi que Akira Yoshizawa considerou o Origami como uma Arte e a desenvolveu como tal. Tanto é que dos milhares e milhares de modelos que ele criou, apenas algumas dezenas foram publicados. Mas ele as eternizou dobrando-os em um papel grosso usando a técnica da dobra úmida – wet-folding – que depois de secar, o modelo aparenta ter sido dobrado recentemente, mesmo que tenha finalizado há dezenas de anos atrás. Ao criar esta técnica, o papel grosso se torna maleável e pode ser moldado para dar formas que eram impossíveis até então. Antes disso, os modelos eram em sua grande maioria bidimensionais, e depois, o crescimento da criação de modelos tridimensionais foi exponencial. Hoje quase não vemos origamis bidimensionais sendo criados e o realismo chega a impressionar. Quer um exemplo dessa técnica levada ao extremo? Visite o site do Origamista Eric Joisel. Mas segure o queixo antes, ok?

Agora, como não poderia deixar de ser, vou propor um modelo para ser dobrado. Vocês viram que no doodle do Google, há várias borboletas pousadas na logo. Então, nada mais legal que aprendê-las e como não poderia deixar de ser, essa borboleta é de autoria de Akira Yoshizawa.

Veja o Vídeo Como Dobrar a Borboleta de Akira Yoshizawa

Gostaram? Uma bela homenagem do Google, não é mesmo?

Caso queira ler o “Making of”  deste doodle, veja o texto – em inglês – Doodling with Sensei do origamista Robert Lang. E se você gostou do doodle e quiser dobrá-lo, basta ir no blog oficial do Google no texto Adding an origami doodle to the fold para obter o CP.

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
4 Comentários
  1. 14 março 2012 | Responder
  2. 14 março 2012 | Responder
  3. 14 março 2012 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar