Origami de Borboleta com Retângulo

Todo mundo já deve conhecer a borboleta Yoshizawa que é dobrada a partir da base bomba d’água ou triangular. Essa borboleta é bem bonita e simples de ser memorizada. Talvez por isso, tenha se tornado um clássico dos origamis de borboleta, inclusive sendo usado no doodle do Google em homenagem ao 101º ano de nascimento de Akira Yoshizawa.

Ano passado, eu consegui encontrar um livro deste origamista em um sebo. Foi o Origami Museum I – Animals que está num ótimo estado considerando que foi publicado em janeiro de 1987. Folheando-o por estes dias, vi que o primeiro modelo desse livro é de uma borboleta, mas mais bonita que aquela outra tão famosa. E fico pensando porque esta aqui não saiu batendo suas asas pelo mundo afora.

Para quem tem esse livro, veja que apesar de usar um quadrado, no 1º passo, ele faz uma dobra para transformá-lo num retângulo, para então dar início às dobras da borboleta. Você vai perceber que as dobras são exatamente como as da outra, mas tão somente usando um retângulo.

Dessa forma, pensei em não usar um quadrado para fazer esta borboleta. Foi então que procurei testar o retângulo mais usado aqui no Brasil que são aqueles de argênteos ou An (A1, A2, A3, A4 – o mais usado de todos, A5, A6, etc…). Para o 1º teste usei um A4 que resultou numa borboleta bem grande como era de se esperar. A partir disso, eu pensei em procurar um retângulo cujo resultado fosse o mais próximo desta borboleta dobrada a partir de um quadrado 15x15cm.

Pelos testes, o retângulo mais próximo foi o A6. Ou seja, usando um retângulo de 10,5×14,8cm, temos quase o mesmo resultado que usando um quadrado de 15x15cm. Como comparação, vejam a foto abaixo e me digam em qual foi usado o quadrado e em qual foi usado o retângulo.

Origami Borboleta Yoshizawa

Conseguiram descobrir? Não? Então vou dizer.

A da esquerda foi a que usou o quadrado 15x15cm e a da direita o retângulo A6. O resultado foi bem próximo e sem desperdício de papel. É certo que os puristas extremos irão reclamar por usar um retângulo, mas a natureza agradece. E o bolso também, pois podemos economizar um bocado. Com uma folha de A4, o que antes daria para dobrar apenas 2 borboletas, agora conseguimos dobrar 4.

Para aqueles que quiserem dobrá-la, deixo o diagrama da variação em retângulo An da borboleta de Yoshizawa. Cliquem nas figuras abaixo para abrirem em tamanho ampliado.

Como Fazer Origami de Borboleta de Yoshizawa com Retângulo - Parte 1Como Fazer Origami de Borboleta de Yoshizawa com Retângulo - Parte 2

 

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
Um Comentário
  1. 22 outubro 2012 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar