Valorizando o Presente com Origami

Não é sempre que queremos presentear alguém com um origami. Mesmo que a figura que dobramos seja a mais bonita e a mais impressionante, pode ser que a pessoa que irá recebê-la não fique tão feliz com isso quanto você ficaria. Afinal de contas, existem gostos de todos os tipos e ninguém é obrigado a gostar de origami, não é mesmo?

Dessa forma, o que podemos fazer como origamistas é valorizar o presente que iremos dar. Usando o origami, é claro! Uma ideia legal é fazer uma caixa em forma de estrela.

Preparando o retângulo

Como iremos dobrar uma caixa, o importante é que ela seja firme nos casos em que o presente for pesado. Nesse caso, aconselho a fazer um papel sanduíche, mas usando cartolina no lugar da folha de alumínio e substituindo o papel de seda pelo de presente. Como a caixa só apresenta um lado do papel, pode-se colar o papel de presente apenas num dos lados da cartolina. O ideal é que a cor da cartolina combine com as cores dos desenhos do papel.

Ao dobrar a caixa, inicialmente necessitaremos de um retângulo nas proporções 1,41:1, ou seja, qualquer retângulo do tipo An. Mas se for usar um papel de presente, o melhor a fazer é inicialmente saber qual o tamanho do presente que irá em seu interior. Para saber essa proporção, a caixa que fiz usando um retângulo de 26×18,4cm ficou no tamanho de aproximadamente 5,5cm entre uma ponta e outra e largura de 5cm entre cada face da estrela. Para volumes maiores, basta aplicar a regra de 3.

Caixa em Estrela

A figura que proponho a dobrar é o Star Container do David Brill que está no livro Brilliant Origami.

Para dobrá-la, inicialmente precisamos dobrar a Pentagonal Envelope. Este origami é bastante simples, sendo que o único passo complicado é o 7. É preciso olhar para o passo 8 e ver exatamente como posicionar as dobras.

No Star Container, para que a caixa fique com um formato bem dobrado, vinque bem as dobras dos passos 1 e 2. Repare que ele indica para repetir as mesmas dobras nesses passos, sendo que na 1ª vez é para fazer dobras vale e na 2ª vez é para fazer dobras montanha.

Origami Star Container

Ao iniciar as dobras do formato tridimensional, é preciso reparar qual é o fundo da caixa. Isso é simples. Basta verificar qual é o lado do envelope que não possui uma abertura. Inicie por ali as dobras que darão o volume da caixa cujo modo de fazer está indicado no passo 3. Esse é um passo complicado, pois enquanto não terminamos de dobrar todas as pontas, elas teimam em ficar abrindo. Não desista. Você irá perceber que quando todas as pontas forem dobradas, a própria tensão do papel é que irá manter a caixa no formato da estrela.

E já que o Dia das Mães está chegando, está aí uma dica bacana para uma caixa feita em origami.

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
7 Comentários
  1. João Gabriel
    28 abril 2011 | Responder
    • 28 abril 2011 | Responder
  2. 28 abril 2011 | Responder
  3. 28 abril 2011 | Responder
    • 28 abril 2011 | Responder
  4. lucas
    28 abril 2011 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar