Origami e Informação

Todos os dias vejo uma série de pessoas chegarem aqui em busca de alguma informação sobre o Origami.

Nestas buscas, percebo que muita gente ainda confunde o origami com trabalhos feitos em papel. Sim, o Origami é um trabalho feito em papel, mas o contrário nem sempre é verdadeiro. Então, o que é Origami?

O origamista Koshiro Hatoshi tenta responder a essa questão em seu texto One Crease Origami: What is origami? onde ele discute os limites do que pode ser ou não considerado origami. Se para origamistas, isso é assunto para um debate intenso, imagina a confusão que não é para leigos?

Visitando, recentemente, o site do Origami USA, vi que eles promovem uma exposição chamada Origami by Children, ou seja, uma exposição feita com origamis dobrados por crianças. E aqui encontrei algo que de forma simples dá algumas diretrizes que podem orientar o leitor a descobrir se aquele trabalho de papel é ou não origami. Destaco o seguinte trecho:

“Models must be classic origami, without drawing, embellishments, glue, tape, or cutting.”

“Os modelos devem ser origami clássico, sem recortes, embelezamentos, cola, fita-adesiva ou recortes” (eu entendi embelezamento como desenhos de olhinhos, etc.. depois que o origami é dobrado)

E aqui, aplaudo de pé por essa limitação, porque dará uma ótima formação e informação às crianças do que é necessário para que um pedaço de papel se transforme num origami. Tudo isso sem fazê-las se confundirem com outros trabalhos em papel.

Basta apreciarem a galeria dos origamis dobrados pelas crianças nos anos anteriores (2008, 2007, 2006) para entender que o trabalho deles é super!

Finalizando, é claro que existem origamis que usam cola e tesoura, mas fazendo os iniciantes entenderem qual é a essência do origami, certamente facilitará que no futuro eles não fiquem confusos.

Golfinhos no Mar


Technorati : ,

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
3 Comentários
  1. Jorge
    12 dezembro 2008 | Responder
    • 12 dezembro 2008 | Responder
  2. Douglas Daniel
    12 dezembro 2008 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar