Origami Estrela Modular

Hoje vou apresentar um origami da Carmen Sprung . Ela possui um site de origami com diversas criações e diagramas que podem ser baixados diretamente em seu site. Infelizmente o site não tem uma versão em inglês, e como não sei quase nada de alemão, posso estar cometendo algum equívoco. Se for o caso, por favor, me avisem nos comentários.

Esse modelo de estrela aprendi com a Sônia Rocha no último encontro do grupo Origami Beagá e é simples, porém de difícil montagem da última peça. Coisa que é muito comum em diversos origamis modulares que já montei.

estrela_modular_peq.jpg

A Estrela Mennorode (Mennorode deve ser na Holanda…) é feita com 12 módulos dobrados a partir de um retângulo 1:1,7 (na realidade é raiz de 3). Não se preocupem porque no diagrama ensina como fazer esse retângulo a partir do quadrado… O ideal é que utilizemos 2 cores bem contrastantes, assim, o desenho de uma estrela dentro de outra fica bastante aparente. Para esse origami utilizei 6 quadrados 15x15cm no que resultaram em uma estrela de aproximadamente 17cm de ponta a ponta.

A dica principal aqui é que você vá encaixando os módulos até que falte apenas o encaixe da última peça. Quando for fechá-la, desencaixe um pouco – não totalmente – a penúltima, de modo a afrouxar as peças um pouco. Assim, ficará mais fácil fechar a última. Depois disso, reencaixe a penúltima peça que foi afrouxada.

Se os módulos ficarem tortos, vá ajustando todas as peças até que a forma da estrela fique bem certa.

Technorati : ,
Del.icio.us : ,

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
Um Comentário
  1. Vinnycius
    28 maio 2009 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar