Ferramentas Para Ajudar no Origami

Tradicionalmente o que precisamos para fazer um origami são apenas uma folha de papel e as mãos. Eu, até pouco tempo atrás, usava apenas as mãos para dobrar meus origamis, mas conforme fui trocando idéias com o pessoal do Grupo Origami Beagá, vi que podemos expandir nossas maneiras de dobrar o papel.

É claro que isso foi um aliado ao meu perfeccionismo que viu nesse uso de ferramentas diversas, mais modos de conseguir dobrar os modelos com maior precisão e acabamento.

Atualmente, para dobrar meus papéis, uso a espátula com uma das pontas arredondadas, uma pinça de relojoeiro e um boleador de 2mm.

Ferramentas para Origami

A mais conhecida é a espátula que é utilizada para fazer as dobras mais firmes, mas é a ferramenta que eu menos uso. Aliás, não uso com este propósito. Como a sua parte laminar é fina, uso-a mais para guiar uma dobra evitando que a mesma fique enrugada quando há várias camadas de papel. A outra ponta que tem um formato de espeto arredondado, eu uso para alcançar regiões onde os meus dedos não entram quando preciso de apoio.

A pinça serve principalmente para fazer dobras mais precisas quando estamos trabalhando em regiões de difícil acesso para os dedos, principalmente nos modelos em escala reduzida.

E o boleador serve para fazer vincos antes da execução de uma dobra. Muito útil quando temos que fazer muitas dobras repetidas ou que não tenham pontos de referência bem precisos. Eu uso principalmente naqueles modelos de dobras com torção que muitas caixas apresentam.

Apesar dessas ferramentas me ajudarem bastante, uma coisa eu sempre tenho em mente: não posso ficar dependente delas para dobrar um origami, pois é libertador conseguir dobrar um modelo apenas com as suas próprias mãos.

Technorati : , , , , ,
Del.icio.us : , , , , ,

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
5 Comentários
  1. 2 junho 2009 | Responder
  2. Aline
    2 junho 2009 | Responder
  3. 2 junho 2009 | Responder
  4. 2 junho 2009 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar