Plantando Hortênsias no Papel

Como eu havia prometido no texto Origami Hydrangea de Shuzo Fujimoto, vou mostrar algumas dicas para que vocês possam fazer aparecer as hortênsias – hydrangeas – em qualquer pedaço de papel. Acompanhem este texto com o diagrama aberto. Se você ainda não baixou, lembre-se que ele está no site do John Smith.

Quando vamos dobrar a flor hydrangea, fazemos inicialmente a grade 4×4 no quadrado. A partir dessa grade, selecionamos as duas linhas e colunas centrais e as dobramos ao meio. O resultado é exatamente o que está no passo 1 do diagrama. Antes de continuar, repare nos detalhes do desenho abaixo. As dobras vale estão em azul.

Origami Flor Hydrangea Hortênsia

Veja que surge um quadrado central que também está dividido em 4×4. Mais ao centro, na região cinza, é onde irá surgir a sua hydrangea. Preste atenção nos quadrados amarelos que ficam nos cantos. É a partir deles que iremos fazer as dobras montanha diagonais que estão no passo 2. Só para esclarecer, no diagrama aparece como dobra vale porque no passo 1 se pede para virar o papel para o outro lado. Prestem atenção! As dobras montanha estão em rosa.

Origami Flor Hydrangea Hortênsia

A partir daí, basta seguir o diagrama para fazer surgir a hydrangea no centro do quadrado. O importante a notar aqui é que as diagonais sempre são nos cantos dos quadrados amarelos. Esses cantos fazem parte da diagonal do quadrado 4×4 central.

Para fazer essa flor aparecer em mais regiões do papel, basta lembrar do esquema High Density Patterned Tiles de Peter Budai. É simples. Como exemplo, imagine que queiramos duas hydrangeas, uma ao lado de outra. Nesse caso acrescentamos apenas mais 3 colunas – não 4 como poderia pensar o nosso senso comum. O esquema ficaria como no desenho abaixo. Reparem nas setas em verde que mostram as colunas que foram acrescentadas.

Origami Hydrangea Tesselation

Sempre observe aqueles quadrados 4×4 centrais onde surgem as hydrangeas. Procurem pelos seus quadrados dos cantos – em amarelo no desenho – e a partir daí ficará fácil descobrir quais diagonais dobrar. Feito o mapa de dobras, basta colapsar como nos passos 4, 5 e 6 daquele diagrama inicial. Com um detalhe de que é necessário colapsar as duas regiões simultaneamente.

Se eu quisesse colocar 3 hydrangeas, então bastaria acrescentar mais 3 colunas no desenho anterior, ou seja, precisaria de um retãngulo nas proporções 4:10 – 4 linhas e 10 colunas. Foi o que fiz nas hydrangeas desta foto.

Origami com 3 Hydrangeas em Tesselation

E assim por diante. Para cada hydrangea acrescentada são mais 3 colunas. Analogamente, se quisermos colocar mais hydrangeas abaixo, serão mais 3 linhas a acrescentar. Veja esse esquema onde coloquei 4 hydrangeas no mesmo quadrado.

Origami Tesselation 4 Hydrangeas

Vejam que são mais 3 linhas abaixo, conforme mostram as 3 setas verdes. O resultado é este

Origami Tesselation 4 Hydrangeas

Conforme vamos acrescentando hydrangeas, a dificuldade vai aumentando, não nas dobras, mas porque é necessário colapsar todas simultaneamente. Eu já dobrei uma com 9 e precisei da ajuda de pequenos pregadores para manter as dobras no lugar até colapsá-las totalmente.

Enfim, o esquema é esse. Agora basta fazer a sua criatividade trabalhar para plantar suas hortênsias onde quiser.

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
4 Comentários
  1. ROBSON RENE ALBUQUERQUE
    1 setembro 2010 | Responder
    • renato
      1 setembro 2010 | Responder
      • 1 setembro 2010 | Responder
  2. Bruna
    1 setembro 2010 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar