Kusudama é Mais Que Um Origami Geométrico

O origami modular é um dos tipos mais populares de origami que são dobrados no Brasil. Talvez essa popularidade se deva a facilidade de adaptação que esse tipo de origami possibilita na escolha do papel. Como normalmente cada módulo tem poucos passos, uma enorme gama de papéis pode ser usada.

Ainda dentre os modulares, os modelos mais preferidos são as kusudamas. Mas você tem certeza que já dobrou uma?

O que é uma Kusudama?

A tradução literal dos kanjis kusuri (remédio) e tama (bola) seria “bola de cura”. Ela se originou no Japão entre os séculos VII e XII e era uma bolsa de pano que continha ervas e aromas. Normalmente era adornado com diversos tipos de flores a sua volta e tendo ainda tiras de 5 cores diferentes que eram usados para afastar os maus espíritos e a doença.

Uma Kusudama Pintada

Tendo esta informação, podemos concluir que não é qualquer forma geométrica fechada que pode ser chamada de kusudama no origami modular. É necessário que haja o motivo floral nas bolas, caso contrário, o que temos é apenas um sólido geométrico.

Como em qualquer artesanato, a kusudama pode ser feita apenas com o papel e dobras – como os mais puristas gostam – ou usar cola ou linha para unir cada um dos módulos formando a bola floral de cura. Para exemplificar, coloquei abaixo cada um dos tipos que encontrei pela internet e creio, irá contentar quem gosta de um ou outro estilo.

Bouquet of Lily – Tomoko Fuse

Apesar do vídeo chamá-la apenas de Floral Kusudama, o nome que consta no livro é Bouquet of Lily que faz mais sentido, afinal, como já expliquei acima, a kusudama tem que ser floral, então dizer isso no nome não acrescenta nada.

Repare aqui que cada módulo é uma flor e as 24 flores são costuradas em 3 conjuntos de 8 para depois formarem uma bola.


Veja o Vídeo de Como Dobrar o Bouquet of Lily

Carambola – Carmen Sprung/Leyla Torres

A origamista Carmen Sprung criou uma flor pentagonal que chamou de carambola por ser bem semelhante a fruta. Gostei bastante desse origami e me fez lembrar da minha infância quando passava as férias no sítio do meu avô.


Veja o Vídeo de Como Dobrar a Flor Carambola

A partir dessa flor, a origamista Leyla Torres teve a ideia de unir 12 delas e formar uma kusudama. Genial!


Veja o Vídeo de Como Dobrar a Kusudama Carambola

Layered Passion Flower de Meenakshi Mukerji

E finalmente, uma kusudama em que as peças não levam nem cola e nem costura. Apenas dobras são necessárias e um pouco de paciência para encaixar todas as 30 peças.


Veja o Vídeo de Como Dobrar a Layered Passion Flower

Finalizando

Aqui apresentei algumas kusudamas que são feitas utilizando-se da técnica do origami. Entretanto, qualquer outra técnica pode ser aplicada tal como o Kanzashi – técnica de costura em tecido. Mas o princípio permanece que é formar uma bola floral como mostramos aqui.

É claro que nos dias atuais, ela deixou de ser usada em sua característica curativa, tornando-se um ornamento bonito. Assim, muitas pessoas passaram a denominar qualquer forma geométrica fechada de kusudama. Entretanto, segundo a tradição – que nos dá o porquê de fazer as coisas como fazemos – há que ter o motivo floral nelas.

Eu mesmo já cometi esse erro algumas vezes aqui no blog, mas nada como um pouco de pesquisa para nos “abrir” a cabeça.

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
8 Comentários
  1. Sonia Toffoli
    15 março 2012 | Responder
  2. Eli Neuza Soares
    15 março 2012 | Responder
    • 15 março 2012 | Responder
      • Eli Neuza
        15 março 2012 | Responder
  3. 15 março 2012 | Responder
  4. 15 março 2012 | Responder
    • 15 março 2012 | Responder
  5. 15 março 2012 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar