Origami para o Dia do Livro

Eu estava aqui pensando num origami para o Dia do Livro que é comemorado no dia 18 de abril. Foi quando resolvi pesquisar a origem de se comemorar nesse exato dia e descobri diversas datas comemorativas.

Para começar, o Dia Internacional do Livro é comemorado no dia 23 de abril, data da morte dos escritores Miguel de Cervantes e William Shakespeare, dentre outros escritores e poetas. A data foi criada numa Conferência Geral da Unesco no ano de 1995 com o objetivo de incentivar a leitura e também difundir a proteção dos direitos autorais.

Então, por que no Brasil se comemora no dia 18?

No dia 18 de abril se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil e Juvenil criado em 2002 pelo então presidente Fernado Henrique Cardoso. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato, escritor de várias estórias infantis, sendo o Sítio do Pica-Pau Amarelo a mais conhecida. Creio que este seja o principal motivo das escolas falarem tanto deste dia.

E para aumentar ainda mais a confusão, existe o Dia Internacional do Livro Infantil que é comemorado no dia 2 de abril, data comemorativa do nascimento do escritor Hans Christian Andersen.

Vamos dobrar…

A sugestão de origami para estas datas comemorativas, não poderia ser diferente de um livro, não é mesmo?

O modelo que recomendo dobrar é o Livro de autoria de David Brill. Clique no link que acabei de deixar para abrir o diagrama no Google Books. Caso você tenha o livro Origami Brilhante, esse diagrama está na página 24.

O ideal é dobrar este origami num papel bicolor, pois assim as páginas do livro ficarão de cor diferente da capa. Eu dobrei em um papel de 26x26cm no que resultou em um livro de 4,5x5cm. A parte mais difícil que considero é fazer a lombada da capa. Para dar aquela aparência de livro de capa dura, use uma pinça como ajuda e vá dando volume às dobras do passo 14. Para fazer isso, não use a ponta, mas sim a lateral da pinça que vai beliscando o papel na direção vertical dando o formato adequado.

Origami Livro - David Brill - Origami Brilhante

Caso não consiga dobrar pelo diagrama, visite o texto Livro de Origami deste mesmo blog Origami – Transformando Papel em Arte.

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
7 Comentários
  1. 12 abril 2011 | Responder
  2. Lucas
    12 abril 2011 | Responder
    • 12 abril 2011 | Responder
  3. Esthefany
    12 abril 2011 | Responder
  4. erick ferreira queiroz
    12 abril 2011 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar