Origami Lobo de Hideo Komatsu

O Lobo é professor, precussor de novas idéias. Ele sai, aprende e volta ao seu clã para ensinar o que aprendeu.
O Lobo quando encontra e escolhe uma parceira geralmente é para o resto da vida, é ligado á família, embora mantenha um caráter individualista e solitário.
O Lobo partilha sua energia de cura com os demais. A energia desse animal nos ensina a buscarmos de nossa verdadeira matilha, nosso clã, família ou escolher um(a) companheiro(a) que possa acompanhar esse seu novo ciclo. Mas também importa, acima de tudo, é isolar-se de forma que possa escutar sua voz interior. Fonte: Terra Mística

Eu me identifico muito com esse animal e já estava procurando algum modelo em origami para dobrar. Foi então que, por coincidência, o modelo de autoria do origamista Hideo Komatsu estava sugerido para um desafio no grupo Origami Kawakami.

Eu demorei por volta de 4 horas para terminá-lo e foi bastante divertido e instrutivo dobrá-lo. É um modelo de nível intermediário a avançado e seria um dos modelos que eu indicaria a quem quisesse evoluir nas dobras, pois possui muitas manobras que são bastante úteis ao longo da experiência com o origami.

Inicialmente eu pensei em usar o papel TANT branco no tamanho 35x35cm, mas percebi que para o modelo ficar ainda mais bonito era necessário tingir o papel. Foi o que eu fiz. Usei tinta acrílica fosca nas cores preto e branco e fiz uma mistura cinza. Depois de ter analizado o diagrama, localizei onde era a região da cabeça, dorso e cauda do animal e tingi essas partes. É basicamente na diagonal vertical do quadrado.

Iniciei as dobras somente depois do papel estar seco e o resultado foi esta da foto abaixo.

Origami Lobo de Hideo Komatsu

Cada vez mais considero o papel TANT como um dos melhores papéis que já usei no origami. O modelo tem várias sobreposições de papel que se eu tivesse usado qualquer outro, muito provavelmente o modelo não conseguiria ficar como está na foto. Quando um papel não segura bem as dobras, a tendência é que quanto mais sobreposições vão acontecendo, as dobras vão cedendo e o modelo nunca fica na posição que você quer. Neste caso em específico, as pernas do lobo estariam se afastando.

Caso você queira tentar dobrar, o diagrama está na Origami Tanteidan Magazine n.99 ou se você não tiver acesso ao mesmo, pode tentar através do vídeo abaixo.


Veja o Vídeo Origami Lobo de Hideo Komatsu

Finalizando, ao utilizar um quadrado de 35x35cm, o modelo ficou com o tamanho de 20cm de comprimento, 5cm de largura e 7cm de altura.

Boas dobras.

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
4 Comentários
  1. 20 janeiro 2012 | Responder
  2. Maria
    20 janeiro 2012 | Responder
  3. 20 janeiro 2012 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar