Origami Modular e Origami Figurativo

Como vocês já devem saber, gosto bastante do estilo figurativo de origami. Esse estilo é aquele em que usamos um pedaço quadrado – ou não – de papel para representar o universo que nos rodeia. Um dos melhores exemplos dessas figuras são as do origamista Román Diaz de que admiro muito.

Além desse tipo de origami, existe também o origami modular no que normalmente resulta em figuras geométricas, bastante comuns e usadas constantemente na matemática e física. Aqui no blog já escrevi diversos textos sobre esse tema e podem ser lidos no link que acabei de deixar.

Agora imagine combinar essas duas facetas do origami e criar figuras a partir de módulos de origami. É possível fazer isso a partir do Block Folding, mas não sou muito fã desse estilo, principalmente porque muita gente cola adereços (olhos, boca, orelhas, pernas, etc…) para que a figura se pareça com o que se quer fazer.

Pensando nisto e conversando com o Alex Ferrari e o Mateus Lopes do Origami Beagá, tivemos a idéia de tentar montar o pássaro de autoria do Kunihiko Kasahara que é feito com 38 módulos sonobe. Esse pássaro não tem diagrama e foi apenas apresentado no livro Origami for the Conoisseur como uma das possibilidades do estilo figurativo usando esses módulos. Para vocês terem uma idéia, vejam esse origami na capa do livro.

Origami for the Conoisseur

Não é bem legal? Será um desafio e tanto…

Technorati : , ,
Del.icio.us : , ,

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
Um Comentário
  1. _Nanda
    6 abril 2010 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar