Resenha: Works of Hideo Komatsu

Há muito tempo sou fã dos origamis que ele cria. Desde que descobri o seu site Origami Plans que está repleto de suas criações em sua galeria. Clique e veja por si próprio.

Infelizmente, no site não há nenhum diagrama disponível para dobrarmos, mas apenas os crease patterns, ou mapa de dobras. E para quem ainda não está familiarizado com essa forma de dobrar o origami, fica a ver navios. Ainda mais quando existem modelos tão bonitos como o do Leão.

Esse modelo foi criado em janeiro de 2002 e revisado em janeiro de 2006, então vocês já sabem há quanto tempo estou querendo dobrar esse modelo. Mas pelo CP eu nunca consegui.

Origami Leão de Hideo Komatsu

Para a minha alegria, o livro Works of Hideo Komatsu com a coletânea de suas criações foi lançado em 20 de julho de 2012. E ele está aqui em minhas mãos desde a semana passada.

Preço

O preço de capa é de 4.000 ienes, o que dá por volta de 105 reais.  E contando com o frete direto do Japão – se você conseguir fazer a compra diretamente pela editora Origami House – sai por volta de 160 reais. Se você encontrar esse livro lá no Bairro da Liberdade em São Paulo em alguma livraria, deve sair por uns 200 reais. Eu paguei um valor intermediário. Pelo site do Origami-Shop, esse livro me saiu por 180 reais. Assim, pode ir preparando o seu cofrinho se quiser comprar esse livro.

Descrição

Apesar do livro ser editado no Japão, ele é bilíngue nos idiomas japonês-inglês. Assim, caso você precise ler as instruções de algum passo, isto será mais fácil.

Como de praxe, as páginas iniciais do livro são coloridas com fotos de todos os modelos dobrados. O que é muito bom como parâmetro da finalização de nossas dobras. E ainda possui o posfácio escrito pelo origamista Seiji Nishikawa que nos conta um pouco da biografia de Hideo Komatsu.

O livro contem 20 modelos, sendo que a grande maioria já foi publicada em diversas revistas japonesas como a Origami Tanteidan. Entretanto, o livro traz como atrativos 4 modelos não publicados até então que são o Rooster – Galo, Boar – Javali, Clown Mask 2 – Máscara de Palhaço 2 e o Lion – Leão. E mais. No final de cada modelo, há algumas dicas de finalização para que o modelo fique ainda mais bonito e convincente. Esta é uma grande vantagem, pois os diagramas originais publicados em revistas não possui, ou se existem, estão apenas no idioma japonês.

Origami Livro Works of Hideo Komatsu

Dobrando os Modelos

Logo de cara, o que reparei é que os modelos mais simples tem por volta de 40 passos e os mais difíceis passam dos 200. Então, esse livro certamente não é indicado para iniciantes.

Eu dobrei os modelos inéditos, sendo que 3 deles são de dificuldade intermediária e o Leão que é de dificuldade avançada. Este último tem exatamente 231 passos! Infelizmente ele não está na foto abaixo porque usei o papel pardo liso de 30x30cm e não ficou muito bom. Da próxima vez, tentarei com o papel TANT.

Origamis do Livro Works of Hideo Komatsu

O que pude perceber dobrando esses modelos é que o estilo de origami de Hideo Komatsu é bem preciso. Em todos os passos há referências das dobras e nunca ficamos tentando deduzir qual a posição ou distância que determinada dobra tem que ficar. Tudo é exato. E o resultado – como eu gosto – não é realista nem detalhista ao extremo, mas estilizado o suficiente para olhar e perceber que aquele modelo é origami.

Vale a Pena Comprar o Livro?

Como eu disse antes, se você é um origamista iniciante, talvez ainda não seja a hora de ter um livro como este, pois – muito provavelmente – só conseguirá dobrar 3 ou 4 modelos. Agora, se você já é um origamista mais experiente e gosta de dobrar origamis mais difíceis, este é um livro que considero indispensável.

Se eu fosse resumir o livro em poucas palavras seria assim: Diagramas precisos. Modelos bonitos.

É tudo o que um origamista poderia desejar. Não é mesmo?

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
4 Comentários
  1. 18 setembro 2012 | Responder
  2. Vitor Fernandes
    18 setembro 2012 | Responder
    • 18 setembro 2012 | Responder
  3. 18 setembro 2012 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar