Origami Terapêutico: Estimulando a Memória

Outro dia, a Susana Garcia acessou o meu blog pela 1ª vez e gostou do que leu aqui. É muito bom saber que o desenvolvimento desse blog tem ajudado pessoas como ela a encontrar o origami e com isto fazer com que mais e mais pessoas venham a praticar esta arte.

Olhem só a mensagem que ela deixou e autorizou a publicar:

Caro Norberto, descobri seu blog por acaso numa pesquisa no Google.

Que belo acaso!

Ainda me considero uma dobradora iniciante, mas estou verdadeiramente apaixonada pelos origamis! Resolvi aprender a dobrá-los para poder ensiná-los ao meu filho, e agora estou estudando origamis que possa usar com crianças que tenham dificuldades de memória. Lendo seus textos (do primeiro ao último, o que fiz em uma semana) pude ter uma idéia de quais selecionar (com poucas dobras para fácil memorização e que sejam bem chamativos). Aliás, agradeceria se você pudesse dar sugestões de origamis assim. Continue com este excelente trabalho que você tem desenvolvido! Parabéns pela iniciativa de divulgar os origamis com tanto carinho e competência.

Suzana, obrigado pela sua mensagem. É um excelente incentivo para continuar a escrever e desenvolver-me nessa arte.

Seguindo a sugestão, indico o Barco do origamista Sy Chen. Este modelo é bastante simples de ser dobrado e é uma boa opção para ser ensinado.

Clique em +1 para fazer o Download do Diagrama do Barco!

Origami Barco de Sy Chen

A outra indicação é o brinquedo Cambalhota. Este brinquedo é bem legal porque podemos lançar um desafio às crianças como sugeri neste texto que escrevi.

Clique em +1 para fazer o Download do Diagrama do Cambalhota!

E a última sugestão é um modelo tradicional do cisne. Para quem conhece origami, reconhecerá que há duas dobras de inversãoreverse folds – para criar o pescoço e a cabeça do cisne. Só que elas são feitas de forma que o iniciante faça apenas dobras simples.

Assista o Vídeo Origami Cisne – Swan

Continuando a troca de mensagens com a Suzana, ela me disse que pode-se ainda solicitar que a criança desenhe o diagrama depois de ter dobrado a figura. Isso é para que estimule outras regiões do cérebro que fará com que a memória se desenvolva melhor. E meu lado origamista me diz que isto é melhor ainda, porque além de desenvolver a memória, está se ensinando a linguagem de comunicação do origami através dos símbolos do diagrama.

Muito legal, não é mesmo?

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
7 Comentários
  1. Susana Garcia
    7 abril 2011 | Responder
    • 7 abril 2011 | Responder
      • Susana Garcia
        7 abril 2011 | Responder
  2. 7 abril 2011 | Responder
  3. jaqueline
    7 abril 2011 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar