Origami?

Recentemente na comunidade Arte do Origami do Orkut surgiu uma discussão sobre o origami e a sua relação com a arte (veja no tópico Origami é a Arte).

Em minha opinião, fazer origami implica em seguir algumas regras.

Alguns origamistas as seguem mais, outros seguem menos. Entretanto, a imensa maioria das pessoas apenas se importa com o resultado final, não dando muita atenção ao como se chegou lá. Outros já são extremamente puristas e tentam seguir ao máximo as regras que lhe são impostas, mas mesmo assim, ainda conseguem criar origamis extraordinários.

Eu não me considero origamista, mas sim apenas um dobrador (já discuti por aqui qual a diferença no artigo Origamis vs. Dobrador) e como tal sigo à risca o que o diagrama se propõe. Entretanto, não gosto de fazer nada que utilize recortes ou cola, pois em minha concepção, isto não é origami. Nem utilizo nada que faça o origami durar mais, pois coisas do tipo verniz só fazem diminuir o valor do origami (é um valor pessoal, diga-se de passagem. Se quiser entender porque, leia Origami e o Zen).

Enfim, eu gosto do que o Román Diáz escreveu em seu artigo Origami no blog Dosis Diaria de Origami: Alguns fazem arte com o origami. Outros fazem do origami, uma arte. Aquele artigo foi um passo que considero essencial a quem queira entender o que é origami e porque esta arte vai além do resultado final.

Esta foto é de um origami de Hideo Komatsu, que segue a linha tradicional de origami.

Coruja de Hideo Komatsu

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
4 Comentários
  1. Eduardo
    22 dezembro 2006 | Responder
  2. Valquiria
    22 dezembro 2006 | Responder
    • vitoria
      22 dezembro 2006 | Responder
  3. alan
    22 dezembro 2006 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar