Papel de Origami. Isto Existe?

Hoje eu irei escrever um pouco sobre alguns tipos de papel. Por incrível que possa parecer, existe papel que nem sequer pensamos em usar para dobrar, mas um teste sempre vale a pena.

Este texto foi motivado pela pergunta que me é feita quase que diariamente: Onde posso encontrar papel para origami?

E para responder a essa pergunta, faço outra que respondo logo abaixo.

Existe Papel para Origami?

A resposta é SIM e NÃO… Pô Norberto, não me sacaneia, não.

Mas a resposta é séria.

Quando respondo SIM, quero dizer que existem aqueles papéis coloridos que são vendidos em diversos tamanhos – os mais comuns são os de 15x15cm e 7,5×7,5cm. Mas eles não servem para todo tipo de origami, não. É por isso que também respondo NÃO… Como assim eles não servem para qualquer tipo de origami?

Para compreender isso, você vai descobrir com o passar do tempo e dobras que conforme o nível de dificuldade aumenta num origami – basicamente olhando para o número de passos que um diagrama possui. Não é só isso, mas é um indicativo – maior e mais específico o papel tem que ser… Não entendi nada.

Então veja este exemplo. Imagine que você vai dobrar o Pégasus do origamista Takashi Hojyo. Esse modelo tem 110 passos. Imagine-se dobrando um modelo que fica 1/3 da largura do papel. Se você usar o quadrado de 15x15cm, vai ter um Pégasus de 5cm de altura e muitas dobras minúsculas amontoadas em uma pequena região.

É possível? É desde que você já tenha experiência em dobrar modelos complexos em tamanhos minúsculos. E principalmente, escolhendo o papel mais adequado para esse desafio. Provavelmente esses papéis de origami comuns não servirão.

E se eu quiser dobrar com um papel maior?

Dobrar com um papel maior, normalmente facilita a dobra de qualquer modelo. Se for um papel gigante, talvez necessitará de alguma armação, mas não é o caso que quero falar aqui.

No modelo do Pégasus, eu já cheguei a dobrar com quadrados de 45x45cm e 66x66cm. Ambos tiveram resultados muito bons. Vejam na foto abaixo.

Origami Pegasus Takashi Hojyo

Quando queremos dobrar com papel grande, temos que pesquisar mais. Aqui, certamente ignoraremos que existem papeis para origami – lembram do NÃO? – e vamos partir para qualquer tipo de papel que possa ser encontrado em tamanhos maiores. Eu já dobrei com papel de presente, papel de embrulho, papel sanduíche, papel sulfite, papel colorplus, papel kraft, etc… e nenhum deles é conhecido como papel para origamiPode isso?

Claro que pode! Afinal de contas, o origami é dobrar papel. Qualquer tipo de papel, seja ele para origami ou não.

Então quer dizer que não preciso de papel de origami para dobrar origami?

É claro que não. Mas essa liberdade também nos acrescenta uma dificuldade, já que agora temos que aprender que tipo de papel é adequado para o modelo que queremos dobrar.

Mas se você está se iniciando nas dobras, não precisa se preocupar com isso. Aqueles papéis que são para origami servem bem para fazer modelos simples e origamis modulares. E conforme o seu desejo de dobrar modelos mais difíceis vai aumentando, você mesmo vai perceber que necessitará de outros papéis diferentes.

Qual papel você usou para dobrar o Pégasus?

Eu o dobrei com 2 tipos de papel.

O kraft fino de 45g/m² que tem detalhes de um lado e dourado de outro. É aquele a direita na foto. O tamanho que dobrei foi de 45x45cm e esse papel é muito gostoso de se dobrar pois apesar de ser fino, possui uma ótima memória nas dobras… Heim?!

Memória nas dobras quer dizer que quando você faz um vinco, a dobra se mantém na posição. Os papéis que tem pouca memória, depois de vincados vão desfazendo a dobra lentamente. Quando você dobra figuras de animais, isso é bem evidente. No dia que termina de dobrar, o modelo aparenta ser legal. Mas depois de alguns dias, está lá ele de pernas abertas deitado em berço esplêndido… 😛

O outro Pégasus a esquerda foi com o kraft pardo liso 80g/m² que para modelos com pouco acúmulo de camadas de papel é excelente e possui uma memória de dobras muito boa. Dobrei no tamanho de 66x66cm, mas é possível encontrar esse papel em tamanhos maiores, inclusive sendo vendido em rolo na largura de 140cm e comprimento no tamanho que desejar. Encontrar tamanhos bem grandes é uma das maiores vantagens desse papel.

Resumindo…

Na próxima vez que você quiser comprar papel para origami, pergunte-se: O que eu quero dobrar?

Saber essa resposta é meio caminho andado para encontrar o papel certo e conseguir dobrar o modelo dos seus sonhos com sucesso.

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
7 Comentários
  1. 11 setembro 2012 | Responder
  2. 11 setembro 2012 | Responder
  3. 11 setembro 2012 | Responder
  4. Vera Silva
    11 setembro 2012 | Responder
    • 11 setembro 2012 | Responder
  5. Mateus
    11 setembro 2012 | Responder
  6. 11 setembro 2012 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar