Seriado White Collar e o Origami

Semana passada comecei a assistir um seriado chamado White Collar – Colarinho Branco – que gostei bastante por ser leve e dar muitas risadas com as diversas situações pelos quais os personagens passam. Para quem não viu ainda, esse seriado é sobre um prisioneiro – Neal Caffrey – que foi condenado por crimes do colarinho branco, ou seja, falsificação, especulação financeira, formação de quadrilha, entre outros. Ele vai trabalhar para o FBI justamente com o agente – Peter Burke –  que conseguiu capturá-lo depois de anos de escapadas. É daí que surgem as várias situações engraçadas na série.

E o que White Collar tem a ver com Origami?

Neal Caffrey como exímio artista que tem que ser para poder falsificar todo tipo de obra artística, ele é perito em desenho, pintura e escultura, mas não só. Adivinha o que ele também sabe fazer? Sim! Origami! Em vários episódios aparecem modelos dobrados por ele como parte da estória.

Tsuru

No 5º episódio da 1ª temporada – The Portrait – enquanto o agente e o ex-criminoso estão numa tocaia, Caffrey fica dobrando papel impacientemente e quando sai do carro, entrega o tsuru para Burke.

Peter Burke recebe o tsuru de Neal Caffrey no episódio The Portrait em White Collar

Para quem quiser aprender a dobrar esse modelo eu recomendo a ler os diversos textos no link Tsuru.

Origami Flor – Íris

No final do 9º episódio – Bad Judgement – , também da 1ª temporada, Neal Caffrey recebe uma mensagem de sua namorada – Kate Moreau – num buquê de flores. Dentre elas há uma flor íris amarela em papel. O interessante e o que seria óbvio é que a mensagem estaria escrita no papel, mas nesse seriado, nada é óbvio. A flor de origami é em si a própria mensagem que você vai descobrir qual é quando assistir a série. Esse origami aparece diversas e diversas vezes durante a série, ao menos na 1ª temporada que é a que estou assistindo por enquanto.

Neal Caffrey recebe uma mensagem através de um origami

Essa flor é razoavelmente simples de ser dobrada, mas é um pouco trabalhosa para iniciantes. Caso deseje dobrá-la, basta clicar no link Íris e ler as dicas que escrevi.

Borboleta

Ainda no episódio The Portrait, quando Caffrey encontra o quadro roubado – que é o assunto principal do enredo – ele deixa uma surpresa. Morri de rir quando o ladrão encontra a moldura com um origami de borboleta em seu centro.

Neal Caffrey deixa uma surpresa para o ladrão do quadro: Uma borboleta de origami

Eu já tinha visto essa borboleta pelas minhas andanças na internet e depois de alguma pesquisa descobri que é a Borboleta do autor Toshikazu Kawasaki e cujo diagrama está no livro Origami Dream World – Flowers and Animals.

Para quem quiser dobrá-la, deixo o vídeo abaixo ensinando. Lembrando que é preciso um retângulo 2:1, isto é, um retângulo que é a metade de um quadrado.


Veja como Dobrar Origami Borboleta de Toshikazu Kawasaki

Gostou?

É bem legal ver os programas de TV usando o origami como parte de seu enredo. Lembro-me de Heroes, Prison Break e agora White Collar… vocês sabem de mais algum?

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
8 Comentários
  1. 1 agosto 2012 | Responder
  2. Matheus
    1 agosto 2012 | Responder
  3. Conceicao Cunha
    1 agosto 2012 | Responder
    • 1 agosto 2012 | Responder
  4. 1 agosto 2012 | Responder
  5. 1 agosto 2012 | Responder
  6. 1 agosto 2012 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar