Tsurus Unidos Pelo Origami

O tema deste texto foi sugerido por Alessando Zamboti.

A ideia de dobrar vários tsurus no mesmo papel já vem de longa data. Inclusive, é um dos primeiros livros – se não for o primeiro – a ser publicado sobre origami. O Senbazuru Orikata – Mil Grous de Origami – nos ensina a dobrar vários tsurus em apenas uma folha de papel. É claro que para conseguir fazer essas dobras é necessário cortar o papel. Mas vale a pena dizer que os cortes são sempre indicados ANTES de se começar a dobrar e nunca depois.

O exemplo que irei mostrar aqui é bastante genérico e serve para entender a lógica das dobras. O universo da configuração dos vários tsurus unidos é vasto e vai depender bastante da sua imaginação.

Entendendo o CP do Tsuru

Antes de começar a falar dos tsurus unidos, é necessário compreender como o tsuru é dobrado individualmente.

Norberto, cê tá de sacanagem, né? Já sei dobrar o tsuru faz tempo!

Então quer dizer que você já sabe olhar o crease pattern da base do pássaro e localizar onde ficam as asas, cabeça e cauda do tsuru, certo? Não? Então, veja a figura abaixo que vai simplificar a sua vida.

Crease Pattern da base do Pássaro

Reparem que as pontas das asas sempre estão para cima. Estão no mesmo sentido que está aquele triângulo pontilhado que é parte do centro do quadrado. São as pontas da Dobra Preliminar ou Base Quadrada que levantamos quando fazemos a dobra da pétala para formar a Base do Pássaro.

Guardem esta informação, pois ela será bastante importante quando estiver dobrando os seus múltiplos tsurus.

5 Tsurus em Voo

Neste exemplo, iremos dobrar 4 tsurus unidos ao tsuru maior no centro. Como estão em voo, farei todos os tsurus voando no mesmo sentido. Assim teremos duas uniões asa com asa, uma cauda com cabeça e outra com cabeça e cauda.

Para conseguir dobrar os tsurus desse modo, o papel tem que estar como na figura abaixo.

5 Tsurus em Voo - Cortando o Papel

As faixas azuis são o excesso de papel. Você deve recortá-las, mas tente deixar o ponto de contato entre os quadrados um pouco mais largo, senão quando for manusear, vai acabar rasgando. Uma coisa importante é fazer as dobras diagonais dos quadrados antes mesmo de recortar, pois essas dobras se tornarão um pouco mais difíceis depois.

Usando a notação do origamista Kunihiko Kasahara, os pontos pretos indicam onde a cabeça do tsuru estará. De uma forma mais explícita, podemos ver os CPs e a localização das asas, cabeça e cauda dos 5 tsurus unidos na figura abaixo.

 5 Tsurus em Voo - Crease Pattern

Quando for dobrar o tsuru central, nem é preciso ter muita atenção de onde ficam as asas e etc… Só é preciso cuidado para que os 4 quadrados pendurados não rasgem.

Agora é dobrar os 4 tsurus restantes. Nestes tsurus, precisamos sempre ver onde fica cada elemento. Se vamos unir asa com asa, o ponto de união dos dois quadrados deve formar uma asa. Assim, temos que prestar atenção onde aponta o centro do quadrado ao fazer a dobra preliminar e posteriormente a dobra da pétala. Repare na primeira figura do texto. O mesmo cuidado vale para determinar onde serão a cabeça e a cauda dos outros tsurus.

Não é tão difícil quanto parece. O resultado que obtive está aqui.

5 Tsurus em Voo - Unidos em Origami

O único detalhe final é que uma pequena torção é necessária para posicionar os tsurus que estão unidos pelo bico-cauda. Isto é devido a dobra de inversão que existe quando se vai formar o bico do tsuru.

Você sabe o que fazer para evitar essa torção? Pense um pouco…

Desafio

Agora que você já viu como fazer os 5 tsurus unidos – e provavelmente já os dobrou – , que tal fazer uma composição um pouco diferente?

Eu fiquei um pouco incomodado com o desperdício de papel, pois retiramos 4 retângulos do quadrado inicial. Então, porque não dobrar tsurus unidos usando todo o papel?

9 Tsurus em Voo com Origami

Lembrando que os pontos pretos indicam onde a cabeça do tsuru se formará. E os riscos internos ao quadrado são os recortes necessários para formar 9 tsurus unidos entre si.

Se conseguir dobrar, não deixe de postar o link da foto aqui nos comentários deste texto.

Abraço e boa diversão.

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
5 Comentários
  1. 25 setembro 2012 | Responder
  2. Pedro
    25 setembro 2012 | Responder
    • 25 setembro 2012 | Responder
      • Pedro
        25 setembro 2012 | Responder
  3. caique
    25 setembro 2012 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar