Origami com a Técnica Wet Folding…

Wet Folding (WF) é uma técnica de fazer origami onde se utiliza o papel molhado. Para se ter algum sucesso nesta técnica primeiramente é preciso escolher o papel corretamente. Eu, particularmente, utilizo o papel canson ou papel pardo (de embrulho, mesmo) pois quando está úmido não esfarela, nem rasga com facilidade. Creio que papéis de grande gramatura, são especialmente resistentes e aguentam diversas dobras quando úmidos.

Depois, tendo cortado o papel no formato desejado, e utilizando-se uma esponja vamos molhando-o, MAS NÂO DEVEMOS ENCHARCÁ-LO!

Como o tempo de secagem é rápido, devemos ter já decorado TODOS os passos do diagrama. Senão, corremos o risco de, perto de terminarmos o origami, o papel já estar seco. Bem, você pode tentar re-umedecer o papel, mas ele nunca estará uniformemente úmido, pois as diversas camadas das dobras não deixam que o papel fique úmido por completo, que podem rasgar enquanto você tenta terminar o seu origami. Aí, só nos resta começar tudo de novo…

Quando tiver seu origami terminado, é só secar com um secador de cabelo na posição FRIO (isto é para evitar que o papel fique enrugado). Conforme for secando, vá modelando o origami na posição final dando aquela finalização artística que não é possível fazer com o papel seco.

Comente Aqui

  • Facebook
  • Google Plus
  • WordPress
3 Comentários
  1. Camila
    2 dezembro 2006 | Responder
  2. Ellen
    2 dezembro 2006 | Responder
  3. 2 dezembro 2006 | Responder

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Glifos Série Fringe
Origami no Seriado Fringe

Você já assistiu o seriado Fringe? Para quem gosta de ficção científica, é um prato cheio. Eu diria até que...

Fechar