O que é FAQ?

FAQ é uma sigla para Frequently Asked Questions, ou seja, é uma página onde se apresentam as perguntas mais frequentes. Essa página existe para que o visitante possa obter sua resposta o mais rápido possível sem esperar pela resposta do autor através do formulário de contato.

Que tipo de papel uso para fazer Origami?

A melhor resposta é: depende do modelo de origami que você quer dobrar. Se quiser saber mais sobre o assunto, recomendo ler o texto Que papel eu uso para fazer Origami?

Onde posso encontrar papel para Origami?

Isso vai depender de cidade para cidade. Em São Paulo existem diversas lojas. Recomendo o ler o guia Onde comprar Papel de Origami? do blog do Tico Volpato. Em Belo Horizonte, eu não indico nenhuma loja pois nenhuma delas vende regularmente papel específico para origami. Em outras cidades, eu não sei.

Existem lojas brasileiras que vendem papel de origami pela internet?

Sim. Existem várias. Eu já comprei pela Gana Presentes e alguns amigos do grupo Origami Beagá já compraram pelo Asia Shop. O único problema é o frete que acaba encarecendo o custo do papel. Há outras, mas como não comprei nada delas ainda, não vou indicar por não saber como são.

O que é diagrama de Origami?

Diagrama seria a linguagem escrita do Origami. São um conjunto de desenhos que mostram como dobrar um modelo específico. Esses desenhos apresentam diversos símbolos que são universais e qualquer pessoa do mundo – independente do idioma nativo – que conheça origami conseguirá lê-lo e dobrar aquele modelo. Eu mostro esses símbolos na série de textos Dobrando Origami I, Dobrando Origami II e Dobrando Origami III.

O que é PAP?

PAP é a sigla para Passo-a-Passo, ou seja, é o diagrama de origami. É muitas vezes chamado de PAP porque o diagrama é uma sequência de desenhos numerados, onde cada um deles é um passo.

Como faço para aprender a ler um diagrama de Origami?

Eu recomendo que você faça o Curso de Origami Online. Através dele você será capaz de ir progredindo gradativamente o nível de dificuldade dos símbolos e consequentemente dos modelos de origamis que se é possível dobrar. Uma boa dica para ler um diagrama é perceber que o resultado da dobra a ser feita está no passo seguinte. Sempre compare a dobra que foi feita com o desenho desse passo.

Eu não consigo progredir no Origami… O que faço?

Aí a resposta é pedir ajuda. Pela internet é possível participar de diversos grupos. As que eu recomendo são A Arte do Origami e Origami e Arte, ambas no Orkut. Tem também o Origami Kawakami no Google Grupos, o Origami Kawakami no Facebook e que possui o blog Origami Kawakami com orientações de como participar. Escolha aquele canal que você se sinta mais à vontade para perguntar a sua dúvida, sem se esquecer – é claro – de se apresentar antes.

Quero participar de encontros de origamistas. Como faço?

Existem diversos grupos em várias cidades do Brasil. Esses grupos normalmente fazem encontros regulares. Escreva a eles e veja como proceder e descobrir o local de encontro. Há também diversos grupos espalhados pelo mundo e que fazem Convenções de Origami atraindo entusiastas pelas dobras e artistas criadores que você normalmente só ouviu falar pelos livros. São ótimas oportunidades para conhecê-los. Veja na página de Links os diversos grupos e que fiz referência.

Eu gostei do modelo que você mostra e quero dobrá-lo. Cadê o diagrama?

Quando eu apresento um modelo, nem sempre existe o diagrama do mesmo. Se há, ele está dentro do próprio texto através de um link como o que acabei de deixar. Por isso, é importante que se leia o texto, pois além de encontrar o diagrama, você terá várias dicas de como dobrá-lo. Se no texto não possui diagrama, então haverá um vídeo que ensina a dobrar o modelo. Se não houver nenhum deles, você perceberá pela leitura que o mesmo é apenas uma divulgação ou ilustração que acompanha a ideia que quero apresentar.

Você pode me enviar o diagrama para o meu e-mail?

Não. E por favor não me peça para fazê-lo. Como disse na pergunta anterior, os textos que tem diagrama disponível já tem links para eles.

Não entendi nada. Você pode me ajudar?

Posso ajudar desde que você especifique qual o modelo de origami e em qual passo. E por favor, faça um esforço para entender previamente o que são as dobras vale e montanha. Sem ao menos entender o que é isso, ficará difícil poder ajudar. Ou seja, familiarize-se com a linguagem dos origamistas para se comunicar com eles. Para escrever a dúvida de um modelo que apresento num texto, faça um comentário nesse mesmo texto com a pergunta. Assim ajudará os outros que a tiverem também. Se for sobre outro modelo qualquer, use o formulário de contato.

Gostei do blog, mas eu gostaria de enviar sugestões. Posso?

Claro! Qualquer sugestão é bem vinda. Faça usando o formulário de contato. É fácil.

Quero enviar um texto para participar do blog. Como faço?

É fácil. Basta enviar uma mensagem no formulário de contato que combinamos como isso pode ser feito. É claro que o texto tem que ser sobre origami, ok?